Cinema

Crítica: Super Mario Bros. – O Filme (2023)

Longa-metragem é baseado no popular jogo da Nintendo

“Super Mario Bros.” é uma junção tanto da potência de uma marca poderosa como a do jogo da Nintendo, como também do poder de entretenimento da Illumination, empresa que desenvolveu animações queridas do público como “Meu Malvado Favorito”, “Minions”, “A Vida Secreta dos Pets”, “Sing” e outras produções com menor grau de sucesso, mas ainda assim rentáveis e apreciadas.

Portanto, este filme animado adaptado do jogo de vídeo game mais popular do planeta possui tanto as qualidades de um produto eficiente para a família como também os defeitos habituais de todos os filmes da Illumination, cujas produções são excepcionais em prender a atenção das crianças com história simples, humor ligeiro e visual frenético que preenche a tela a todo instante, mas que carece de certo respiro emocional para um envolvimento maior com seus respectivos personagens. Tudo é muito rápido e apressado demais a todo momento, o que pode causar certo cansaço aos mais velhos.

Mas para as crianças e, principalmente, para os adultos que cresceram jogando Mário e conhecem bem todo o universo do personagem, “Super Mario Bros.” é um banquete de referências, nostalgia e animação. A trama é mais rasa do que um pires, mas o desenvolvimento torna a experiência envolvente como se estivessemos jogando o jogo. Falta aquele respiro emocional mencionado antes, mas o projeto é sem dúvida uma experiência que faz jus ao material original e proporciona 90 minutos de uma aventura frenética, divertida e ótima para se divertir com a família. E tudo embalado com um visual lindíssimo que recria os cenários do jogo com esmero e cuidado.

Enfim, é uma versão animada e ficcionalizada de um jogo de Super Marios Bros. É fiel, é respeitoso e um entretenimento que vai marcar a infância de muita gente.

Super Mario Bros./EUA – 2023

Dirigido por: Aaron Horvath e Michael Jelenic

Vozes no original de: Chris Pratt, Seth Rogen, Jack Black, Anya Taylor-Joy…

Sinopse: Mario é um encanador junto com seu irmão Luigi. Um dia, eles vão parar no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, que faz de tudo para conseguir reinar em todos os lugares.