Crítica: Um Tira da Pesada 4: Axel Foley (2024) – Netflix
Quarto filme da franquia é estrelado novamente por Eddie Murphy
“Um Tira da Pesada 4: Axel Foley” mantém todas as qualidades da franquia que teve início lá nos anos 80, e também os problemas habituais de propriedades intelectuais que ganham novas aventuras nos últimos anos.
Por um lado, o diretor Mark Molloy acerta ao manter o estilo de filme policial dos anos 80 e 90, e em manter todos os elementos que fizeram dos longas anteriores da franquia tão populares. Temos aqui uma história qualquer de policiais corruptos que fará nosso protagonista sair de Detroit e voltar à cidade de Beverly Hills – e que agora coloca sua filha advogada em perigo e, portanto, o pai ausente mas preocupado precisa protegê-la. E como toda história de “Um Tira da Pesada”, mal lembramos dela logo ao subir dos créditos finais.
E como todo bom filme de “Um Tira da Pesada”, esta nova aventura entende que é Eddie Murphy a engrenagem que faz tudo funcionar. Ainda que não seja mais aquele Murphy energético dos anos 80 e 90 – afinal, pessoas envelhecem -, o ator possui carisma o suficiente que se usado da maneira certa ajuda bastante no resultado final. Aqui ele é a alma do filme, e o roteiro trabalha em função dele e de sua química com os novos, e alguns velhos, coadjuvantes.
Já por outro lado, a ideia de trazer o filho/filha do protagonista em um contexto onde ambos estão separados e brigados me soa preguiça de pensar em algo diferente. Aliás, Hollywood ama a ideia de trazer filhos de heróis do passado, e quase sempre o resultado não é bem trabalhado (alguns exemplos: Indiana Jones, Duro de Matar, Star Wars, Bad Boys), e existem casos onde até funciona como na série “Cobra Kai” e na comédia “Férias Frustradas”. Mas, particularmente, colocar pai e filha/filho brigados por motivos de casamento, ou ausência familiar, é tão repetitivo e chato que tira um pouco da graça deste quarto filme.
E “Um Tira da Pesada 4” também poderia ter 20 ou 30 minutos a menos e ser mais sucinto, já que não existe muito o que surpreender em tramas policiais como esta daqui. Daí, o que sobra é a diversão e a ação, e neste aspecto o filme mantém sua identidade e entrega bons momentos com Murphy sendo o Axel que tanto gostamos.
Não sei como “Um Tirada da Pesada 4” vai funcionar para a nova geração, afinal, é uma ciência inexata se obras oitentistas trazidas depois de muito tempo irão funcionar na atualidade. Algumas dão super certo (Karatê Kid, Top Gun) e outras não fazem tanto sucesso assim (Indiana Jones, Mad Max).
Ao menos para mim, foi um prazer rever Murphy como Axel, e apesar de todas as minhas ressalvas, “Um Tirada da Pesada 4: Axel Foley” é um filme que mantém a identidade da franquia e entrega o que se esperar dela. Já está de bom tamanho!
Beverly Hills Cop: Axel F/EUA – 2024
Dirigido por: Mike Molloy
Com: Eddie Murphy, Joseph Gordon-Levitt, Kevin Bacon, Taylour Paige, Judge Reinhold, Josh Ashton…