Crítica: Universidade Monstros (2013) | Especial Pixar
Longa-metragem foi dirigido por Dan Scanlon
“Universidade Monstros” marca a terceira franquia iniciada pela Pixar. Após criar continuações para “Toy Story” e “Carros”, aqui temos outro universo sendo explorado mais a fundo e não por uma sequência, mas sim, por uma história que se passa antes dos acontecimentos de “Monstros S.A”, mostrando a vida dos personagens Mike e Sully no período da universidade.
A obra vai mostrar como ambos se tornaram amigos, como iniciaram a rivalidade com Randall (vilão do longa anterior) e como os dois foram trabalhar na empresa de sustos ‘Monstros S.A’.
Dirigido por Dan Scanlon, “Universidade Monstros” é um filme que divide opiniões, e para muitos a Pixar deveria ter feito uma continuação direta do longa original e mostrar como estão os monstros após os acontecimentos do filme de 2001, e claro, como está a garotinha (ou não tão garotinha) Boo.
Apesar de parecer uma justificativa barata para trazer novamente os amados monstros da Pixar, o filme possui coração e personalidade que se assemelham ao original, e o fazem ser singular a sua maneira. Particularmente, eu gosto muito de “Universidade Monstros” e acredito que o longa, ainda que se passe anos antes do primeiro filme, consegue manter uma ambientação que nos emerge de volta facilmente naquele universo, e mantém a sincronia de tom e narrativa do anterior. Não soa como uma “continuação” destoante do original.
A história trabalha dramas que tornam a amizade entre Mike e Sully ainda mais interessante, e o roteiro introduz novos personagens extremamente divertidos. “Universidade Monstros” cai em alguns clichês de ‘filme de colegial’ com algumas piadinhas típicas do formato, mas também consegue passar com sensibilidade, e muito coração, a trajetória de dois personagens que gostamos bastante – além de ter um ritmo sempre animado que não deixa o projeto cair no marasmo.
Monsters University/EUA – 2013
Dirigido por: Dan Scanlon
Vozes no original: Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren…
Sinopse: Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participar da mesma equipe na Olimpíada dos Sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.