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Dia do Cinema Brasileiro: veja 10 filmes inesquecíveis

Dez obras que marcaram para sempre a história do cinema nacional

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, o Mais Goiás escolheu 10 filmes essenciais para quem deseja conhecer melhor do nosso cinema além das comédias repetidas lançadas aos montes por aí.
(Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, o Mais Goiás escolheu 10 filmes essenciais para quem deseja conhecer melhor o cinema nacional, além das comédias repetidas lançadas aos montes por aí.

O cinema brasileiro sempre foi pautado por discussões sociais que refletem a realidade de seu povo, e sempre tivemos diretores dispostos a tocar na ferida e gerar o debate, mas sem deixar de lado o viés cinematográfico, como “O Pagador de Promessas” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, por exemplo. E temos também sucessos mundiais que são lembrados até hoje ao redor do mundo como “Central do Brasil” e “Cidade Deus”.

Sem mais delongas, veja a lista:

O PAGADOR DE PROMESSAS (1962)

Até hoje é o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, “O Pagador de Promessas” é um filme angustiante, um drama triste sobre a história de um homem inocente diante de um mundo religioso e cheio de pessoas oportunistas. Um dos filmes brasileiros mais importantes e inesquecíveis do nosso cinema. Baseado no livro de Dias Gomes e com direção de Anselmo Duarte.

VIDAS SECAS (1963)

Baseado na obra homônima de Graciliano Ramos, “Vidas Secas” é outro drama memorável que acompanha uma família que por causa da seca, decide atravessar o sertão em busca de melhores oportunidades. Um filme que ainda continua poderoso e muito bem realizado.

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (1964)

Glauber Rocha é um dos diretores mais importantes do nosso cinema, e talvez aqui seja o seu trabalho mais poderoso e significativo, e não é pouco coisa vindo de um sujeito cuja filmografia é repleta de obras intransigentes, ácidas e com um valor social pertinente e sempre oportuno. Aqui temos um filme que vai fundo no sertão para mostrar a trajetória de um homem que se recusa a ser explorado por um coronel, e um ato de violência o coloca em uma trama de fuga e perseguição.

TERRA EM TRANSE (1967)

Um filme sobre os corruptos no poder que enganam o povo para saciar seus próprios interesses. Outro longa singular de Glauber Rocha que não ter vergonha de tocar na ferida, e sempre com aquele cinema pulsante cheio de sangue nos olhos.

PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO (1980)

Dirigido por Hector Babenco, “Pixote” acompanha a história de um garoto de rua que é pego nas ruas de São Paulo e enviado para um reformatório. O local é uma prisão que vai colocar Pixote diante de muita coisa ruim também, e Babenco utiliza o filme para fazer não apenas uma denúncia de um sistema caído, como nos coloca com o coração na mão em uma trama angustiante e envolvente.

CENTRAL DO BRASIL (1998)

Uma senhora que trabalha escrevendo cartas para analfabeto na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, decide ajudar um garoto que perdeu o pai. Uma jornada tocante com uma Fernanda Montenegro que foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz. Um dos filmes brasileiros mais queridos dos últimos anos!

O AUTO DA COMPADECIDA (2000)

Um filme que capta com maestria o humor regional e crítico de Ariano Suassuna, e com um elenco primoroso, principalmente os protagonista memoráveis encarnados por Selton Mello e Matheus Nachtergaele. Sem dúvida, uma das comédias brasileiras mais lembradas e queridas dos anos 2000.

ABRIL DESPEDAÇADO (2001)

Dirigido por Walter Salles e com uma atuação poderosa de Rodrigo Santoro, aqui vamos ao sertão para acompanhar a história de Tonho, um rapaz impelido pelo pai a matar os assassinos de seu irmão. Mas isto coloca Tonho em uma série de questionamentos sobre sua vida, pois caso mate os responsáveis, ele se tornará um alvo e será perseguido até morrer.

BICHO DE SETE CABEÇAS (2001)

Outra atuação soberba de Rodrigo Santoro, em “Bicho de Sete Cabeças” acompanhamos o relacionamento difícil entre Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Santoro), que é enviado posteriormente para um manicômio, e lá, vai viver situações ainda mais deploráveis que o farão ir fundo ao precipício. É um drama denso e forte com um Rodrigo Santoro excelente!

CIDADE DE DEUS (2002)

Talvez seja o filme brasileiro mais aclamado do nosso cinema! Indicado a vários Oscar e amplamente reconhecido mundialmente, esta obra-prima de Fernando Meirelles é cheia de idas e vindas na história de vários personagens na chamada Cidade de Deus do Rio de Janeiro. Inovando na edição e na maneira como transmite a urgência da narrativa, o longa é um estudo de cinema magistral e um filme angustiante, denso e inesquecível.