Hollywood

Estúdios e Sindicato dos Roteiristas entram em acordo e greve chega ao fim

Greve durou 146 dias

Hollywood dá um suspiro de alívio. A WGA (Sindicato dos Roteiristas) e os principais estúdios e streamers chegaram a um acordo provisório sobre um novo contrato de três anos que promete encerrar a greve de 146 dias que teve um grande impacto na indústria de conteúdo.

Os negociadores do Writers Guild of America e da Alliance of Motion Picture and Television Producers chegaram à linha de chegada no domingo, após cinco dias consecutivos de negociações. O dia 4, no sábado, envolveu principalmente advogados da guilda e da AMPTP discutindo as letras miúdas da linguagem em torno de adições complicadas e inovadoras ao Acordo Básico Mínimo do WGA. Os detalhes essenciais da linguagem em torno do uso de IA generativa na produção de conteúdo foram um dos últimos itens em que os lados trabalharam antes de fechar o pacto.

“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores dos membros”, escreveu o comitê de negociação do WGA em um e-mail enviado aos membros.

A greve em si ainda estará em vigor durante o processo de aprovação e ratificação do contrato da guilda. Mas os piquetes foram suspensos a partir de domingo à noite. Espera-se que os líderes das guildas votem na terça-feira sobre a suspensão formal da ordem de greve contra os signatários da AMPTP.

“Para ser claro, ninguém deve retornar ao trabalho até que seja especificamente autorizado pela Guilda. Continuamos em greve até então”, afirmava a mensagem aos associados.

Os detalhes do acordo contratual não serão divulgados até que a redação final seja concluída nos próximos dias.