Greve dos Atores de Hollywood chega ao fim após 118 dias
Greve foi a maior já realizada pelos atores na história de Hollywood
Os negociadores do Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) aprovaram um acordo provisório que encerrará a mais longa greve de atores contra os estúdios de cinema e TV da história de Hollywood.
Em um anúncio na quarta-feira, o sindicato disse que a greve de 118 dias terminaria oficialmente às 12h01 de quinta-feira.
O comitê de negociação do sindicato aprovou o acordo por unanimidade. O próximo acordo vai para o conselho nacional SAG-AFTRA para aprovação na sexta-feira.
Os dois lados passaram os últimos dias dando os retoques finais no acordo, que verá as primeiras proteções para os atores contra a inteligência artificial e um aumento salarial histórico. A adesão fará com que a maioria dos pagamentos mínimos aumente em 7% – dois por cento acima dos aumentos recebidos pelo Writers Guild of America e pelo Directors Guild of America.
O acordo também inclui um “bônus de participação em streaming”, de acordo com um e-mail enviado aos membros do SAG-AFTRA, bem como aumentos nas contribuições para pensões e saúde. O sindicato disse que o contrato vale mais de US$ 1 bilhão no total.
“Chegamos a um contrato que permitirá aos membros do SAG-AFTRA de todas as categorias construir carreiras sustentáveis”, disse o sindicato no e-mail. “Muitos milhares de artistas agora e no futuro irão beneficiar deste trabalho.”
A expectativa é que o sindicato realize encontros comemorativos em todo o país.
Kevin E. West, membro do comitê, disse que houve “lágrimas de alegria” na sala do comitê depois que o contrato foi aprovado.