Harrison Ford: 10 filmes imperdíveis
Aproveitando o lançamento de "Indiana Jones e a Relíquia do Destino" nos cinemas, vamos de lista!
Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.
Obs 2: A lista está em ordem de lançamento.
STAR WARS: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1980)
A franquia “Star Wars” é cheia de altos e baixos, e apesar de gostar demais do primeiro filme, vou escolher aqui aquele que continua sendo – disparado – o melhor longa-metragem já produzido de Star Wars até hoje. O mais emocionante e memorável, e o melhor filme sem dúvida da franquia. Aqui, tudo se encaixa com maestria e Ford, para variar, rouba a cena no papel de Han Solo.
BLADE RUNNER – CAÇADOR DE ANDROIDES (1982)
“Blade Runner” foi um fracasso de público e recebido com críticas mistas na época, mas com o tempo a visão com relação ao filme foi mudando, e hoje é considerado um clássico cult e bastante influente na ficção científica. A trama é simples mas vêm com uma carga dramática poderosa ao discutir, em um mundo de fantasia, sobre o que nos faz humanos. Ford está diferente dos estilos mais ‘aventurescos’ de Han Solo e Indiana Jones, e traz uma angústia sutil, e desesperadora, em sua interpretação como Rick Deckard.
A TESTEMUNHA (1985)
Um daqueles suspenses investigativos policiais que te prende do começo ao fim. Cada cena, cada momento conta. Dirigido por Peter Weir, “A Testemunha” tem uma das melhores atuações de Harrison Ford em sua carreira (o ator foi indicado ao Oscar de Melhor Ator). Filmaço!
A COSTA DO MOSQUITO (1986)
Harrison Ford interpreta um inventor norte-americano que vende sua casa e se muda com toda a família para a América Central onde pretende construir um fabricador de gelo no meio da floresta. Mas a ousada empreitada é marcada por divergências com a família, problemas com um pastor local e obstáculos inesperados com a natureza que só dificultam a realização do seu sonho. Harrison Ford já falou em entrevistas que esta é a sua performance favorita, e só acrescento dizendo que é uma das mais diferentes e ousadas atuações do ator.
UMA SECRETARIA DE FUTURO (1988)
Tess McGill (Melanie Griffith) consegue um emprego de secretária com Katharine Parker (Sigourney Weaver), uma conceituada e poderosa executiva. Após Parker sofrer um acidente e ficar de recuperação no hospital, McGill assume seu lugar na empresa e se passa por uma executiva de sucesso. Ao propor uma jogada financeira, ela realiza uma importante parceria com um empresário chamado Jack Trainer (Ford), e ambos acabam se apaixonando.
Aqui, Ford está leve, se divertindo e usando todo o seu charme de galã em uma comédia deliciosa dirigida por Mike Nichols.
BUSCA FRENÉTICA (1988)
Ford é um médico que vai com sua esposa a Paris para uma conferência, no entanto, sua esposa é inesperadamente sequestrada e ele parte em uma busca incessante para encontrar a mulher.
Dirigido por Roman Polanski, “Busca Frenética” é um thriller de suspense que foge daquele cinema frenético. Para os tempos atuais pode até ser considerado cansativo, chato, mas está longe disso. A história é intrigante e a cada momento consegue nos fazer se interessar pelo mistério.
O FUGITIVO (1993)
Ford é injustamente condenado e inicia uma fuga incessante para provar sua inocência. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Fotografia, Edição, Trilha Sonora, Som e ganhador do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Tommy Lee Jones, “O Fugitivo” é um thriller de ação frenético que utiliza uma plot simples, mas que é executada com dinamismo e ímpeto pelo diretor Andrew Davis. Ford, como sempre, cheio de presença e carisma.
FORÇA AÉREA UM (1997)
Após um discurso na Rússia onde foi enfático ao dizer que nunca cederia às exigências de terroristas, o presidente dos EUA (Ford) sofre um ataque por partidários de um ditador do Czaquistão preso pelo governo norte-americano.
Harrison Ford como o presidente dos EUA e entrando em ação com terroristas. Precisa de mais? Diversão garantida, bem executada e com ritmo. O vilão é interpretado por ninguém menos que Gary Oldman.
K-19: THE WIDOWMAKER (2002)
Filmaço angustiante e empolgante dirigido por Kathryn Bigelow e com Harrison Ford e Liam Neeson no elenco. Inspirado em uma história real, a União Soviética lança o seu primeiro submarino nuclear com mísseis balísticos (K-19) em 1961, e que foi apelidado de fazedor de viúvas por causa das mortes ocorridas durante sua construção apressada.
O comandante Vostrikov (Ford) possui a missão de testar o submarino, e após o sucesso do lançamento do primeiro míssil teste, recebe ordens de se posicionar entre Nova York e Washinton D.C, porém, durante o trajeto surge um problema no reator nuclear que é resfriado com água de lastro. A situação pode matar a todos se não for resolvida a tempo.
Bigelow dirige com uma tensão magistral e o filme é uma experiência imersiva, desesperadora, angustiante e empolgante que vale cada segundo.
FRANQUIA INDIANA JONES (1981, 1984, 1989, 2008, 2023)
Vou trapacear aqui e colocar todos os filmes da franquia Indiana Jones em uma única posição porque eu amo todos, até menos os mais fracos. É uma das minhas franquias favoritas de todos os tempos, principalmente o primeiro (Os Caçadores da Arca Perdida) e o terceiro filme (A Última Cruzada) que é o meu favorito do coração.
Os filmes ajudaram a moldar o cinema de aventura nos anos 80, e até mesmo o quarto longa (O Reino da Caveira de Cristal), apesar de todos os seus problemas, consegue ser minimamente divertido. Dirigido por Steven Spielberg (menos este último em exibição nos cinemas), Indiana Jones é o exemplo perfeito da aventura. E Harrison é único e imbatível no papel.