Cinema

‘Here’: Filme com Tom Hanks e Robin Wright divulga fotos com rejuvenescimento digital; confira

Longa-metragem está sendo dirigido por Robert Zemeckis, que já dirigiu Hanks e Wright no clássico "Forrest Gump"

(Foto: Sony)

Tom Hanks e Robin Wright parecem décadas mais jovens nas primeiras fotos de “Here”, seu tão aguardado reencontro com o diretor de “Forrest Gump”, Robert Zemeckis. O longa foi co-escrito por Zemeckis e pelo roteirista também de “Forrest Gump”, Eric Roth.

Baseado na história em quadrinhos homônima criada por Richard McGuire e lançada em 2014, “Here” se passa ao longo de um século em um único local. A câmera nunca se move de uma posição fixa dentro de uma casa durante todo o tempo de execução de 104 minutos, enquanto os espectadores são presenteados com as histórias das pessoas que construíram ali um lar. O casal central é interpretado por Hanks e Wright.

“A perspectiva única nunca muda, mas tudo ao seu redor muda”, disse Zemeckis recentemente à Vanity Fair sobre o ambicioso conceito de contar histórias. “Na verdade, isso nunca foi feito antes. Existem cenas semelhantes nos primeiros filmes mudos, antes da invenção da linguagem da montagem. Mas fora isso, sim, foi um empreendimento arriscado.”

“Essa é a emoção disso”, acrescentou Zemeckis. “O que passa por essa visão do universo? Acho que é uma maneira interessante de fazer uma meditação sobre a mortalidade. Isso explora o tema universal de que tudo passa.”

HISTÓRIA DE VIDA

Hanks estrela como o baby boomer Richard e Wright interpreta sua eventual esposa Margaret. Através de efeitos de maquiagem tradicionais e tecnologia digital de rejuvenescimento, Hanks parece tão jovem quanto um adolescente e tão velho quanto um homem de 80 anos durante o filme que se estende por décadas.

“Sempre fui, por algum motivo, rotulado como o cara dos efeitos visuais. Mas eles sempre estiveram lá para servir como arco do personagem”, disse Zemeckis à Vanity Fair. “Sempre houve uma inquietação em tentar. Sempre pensei que nosso trabalho como cineastas é mostrar ao público coisas que eles não veem na vida real.”

“Só funciona porque as atuações são muito boas”, acrescentou. “Tanto Tom quanto Robin entenderam instantaneamente que, ‘Ok, temos que voltar e canalizar o que éramos há 50 ou 40 anos, e temos que trazer essa energia, esse tipo de postura, e até mesmo elevar nossas vozes mais alto… Aquele tipo de coisa.”

Outros personagens que aparecem dentro da casa em “Here” ao longo das décadas são os pais de Richard, Al (Paul Bettany) e Rose (Kelly Reilly), um casal da virada do século 20 (Michelle Dockery e Gwilym Lee) e uma inventora e um modelo pin-up da década de 1920 (David Fynn e Ophelia Lovibond), entre outros.

REJUVENESCIMENTO DIGITAL

O público ainda não adotou exatamente os efeitos do rejuvenescimento digital ao longo dos anos. Cineastas como Martin Scorsese, Ang Lee e James Mangold tentaram impressionar rejuvenescendo grandes estrelas como Robert De Niro (“O Irlandês”), Will Smith (“Projeto Gemini”) e Harrison Ford (“Indiana Jones e a Relíquia do Destino”), mas nem todos os espectadores ficaram convencidos. George Miller até disse que foram os duvidosos efeitos de envelhecimento em filmes como “O Irlandês” que o fizeram não rejuvenescer Charlize Theron em sua prequel de “Mad Max”, “Furiosa”, porque a tecnologia ainda não está tão convincente o suficiente.

“Here” está agendado para estrear nos cinemas norte-americanos em 15 de novembro deste ano. O longa ainda não possui data de estreia no Brasil.

Sony Pictures
Sony Pictures
Sony Pictures