Indicação: ‘Todo Poderoso’ (2003) com Jim Carrey
Longa-metragem está disponível para assistir no STAR+
Jim Carrey é um gênio da comédia. Fato! E é também um excelente ator dramático que consegue tornar cada um de seus personagens – até mesmo os cômicos – em figuras por vezes trágicas e em sua grande maioria relacionáveis. “Todo Poderoso” não é a comédia onde Jim Carey extrapola o uso de seus caretas e fisicalidade, mas os utiliza de forma dosada para contar uma história muito mais profunda e emocional do que possa parecer.
Na trama, Bruce Nolan (Carrey) é um jornalista gente boa mas cheio de orgulho que almeja se tornar o âncora número 1 da emissora onde trabalha, porém, sempre acaba com as matérias engraçadas para divertir o público. Sua obsessão pelo reconhecimento o faz reclamar constantemente de Deus e duvidar de seu poder, mas tudo muda quando o próprio Criador aparece e lhe entrega os seus poderes tornando Bruce o ser mais poderoso de sua cidade Búfalo, no estado de New York, e responsável não apenas por sua vida, mas também pelos moradores de sua cidade.
Já ouvi pessoas religiosas julgarem o filme sem nunca tê-lo assistido. Dizem que o longa zomba de Deus e brinca com Sua palavra, mas estas pessoas não poderiam estar mais enganadas. Aliás, aprende-se muito mais sobre fé e milagre com “Todo Poderoso” do que com muitas produções religiosas e mal feitas por aí. Por detrás do humor, a mensagem do filme é justamente mostrar que Deus sabe a hora certa de tudo e que se todas as pessoas recebessem SIM para tudo, o mundo seria um caos sem fim. Bruce aprende o valor da responsabilidade de lidar com vidas, e aprende que se ele deseja receber milagres ,o primeiro passo é começar a ser um milagre. É começar com pequenas atitudes diárias que irão aos poucos transformar sua vida e todos ao seu redor.
No terceiro ato o longa perde um pouco a inspiração cômica e abraça totalmente o lado motivacional, mas se falta melhor uso dos talentos cômicos de Carrey nesta parte, o longa compensa justamente por entregar mensagens poderosas e memoráveis. “Todo Poderoso” é um filme importante para mim por isso. A primeira metade é divertidíssima, mas é do meio para o final que o longa mostra seu valor e como sua história vai muito além do que aparenta. Um filmaço que amo e revejo ao menos uma vez por ano!
Bruce Almighty/EUA – 2003
Dirigido por: Tom Shadyac
Com: Jim Carrey, Jennifer Aniston, Morgan Freeman, Steve Carell…
Sinopse: Bruce Nolan (Jim Carrey) é um jornalista que tem um bom emprego na TV e uma bela namorada, Grace (Jennifer Aniston). Num acesso de fúria ele começa a xingar e questionar Deus e seu modo de fazer tudo funcionar, o que faz com que ele próprio (Morgan Freeman) resolva descer à Terra como um homem comum e lhe entregar o poder de comandar o planeta da forma como desejar durante um dia. É quando Bruce percebe o quão difícil é ser Deus e tomar conta de tudo o que ocorre no planeta.