Aproveitando o lançamento do novo “Coringa 2: Delírio a Dois”, vamos lembrar 10 atuações memoráveis e marcantes da carreira do ganhador do Oscar Joaquin Phoenix.
GLADIADOR (2000)
Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, Joaquin Phoenix interpreta um homem obcecado, às vezes infantil, que matou seu próprio pai para se tornar o imperador. Quando alcança o poder, ele sentencia à prisão um homem honesto e tira dele sua família. O longa ganhou o Oscar de Melhor Filme de 2000.
JOHNNY & JUNE (2005)
Nunca imaginei Joaquin Phoenix como Johnny Cash, mas se você realmente olhar as fotos do jovem Cash, verá a semelhança. E aqui, nesta cinebiografia dirigida por James Mangold (“Logan”), Phoenix está excelente! Mesmo que ele não tenha uma ótima voz como Johnny Cash, Phoenix é um bom cantor e se encaixa no papel.
OS DONOS DA NOITE (2007)
Este é um dos melhores filmes de crime/máfia/gangster do século 21, e o melhor filme até agora – na minha opinião, é claro – do diretor James Gray. Com personagens com os quais nos importamos e uma história intensa, emocional e emocionante sobre dois irmãos – um policial (Mark Walghberg) e o outro gerente de uma boate (Phoenix).
O MESTRE (2012)
Um filme tão interessante com muitos simbolismos e atuações incríveis de Philip Seymour Hoffman e Phoenix – que foi indicado ao Oscar. Dirigido por Paul Thomas Anderson (de “Sangue Negro”).
ELA (2013)
É tão fácil se apaixonar por Joaquin neste filme original e melancólico. E acho que isso acontece porque ele vive tão sozinho que é impossível não se relacionar com os dias de hoje, especialmente quando se apaixona por um programa de computador com a voz de Scarlet Johansson. Dirigido por Spike Jonze, “Ela” ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.
VÍCIO INERENTE (2014)
Outro personagem difícil e intenso, Joaquin brilha neste filme dirigido por Paul Thomas Anderson (mesmo diretor de “O Mestre”).
HOMEM IRRACIONAL (2015)
Tenho várias ressalvar e não sou muito fã dos filmes de Woody Allen, mas gosto quando ele decide enlouquecer e contar uma história sobre crime com personagens únicos e interessantes. “Homem Irracional” acabou se tornando um dos meus filmes favoritos de Woody Allen dos últimos anos.
A PÉ ELE NÃO VAI LONGE (2018)
Baseado em uma história real, Phoenix interpreta o polêmico e controverso cartunista John Callahan, que fica paralisado após um acidente de carro.
Dirigido por Gus Van Sant (“Elefante”), o filme tem um excelente equilíbrio entre humor e drama. Sants cria um filme emocionante e divertido de assistir e nos mostra que não é impossível se apaixonar pela vida novamente após um grande acidente. Este filme tem uma atuação brilhante de Joaquin, e também as melhores atuações de Jonah Hill e Jack Black.
CORINGA (2019)
Sem dúvida, esta é uma das minhas atuações favoritas de Joaquin Phoenix! Um filme complexo sobre a transformação deste homem em um dos vilões mais loucos e insanos de todos os tempos. Mas este não é um filme de aventura ou ação, é um mergulho profundo na mente de um indivíduo e como a sociedade ajudou em sua criação.
VOCÊ NUNCA ESTEVE REALMENTE AQUI (2017)
Um mergulho profundo e envolvente na mente de um homem infeliz que trabalha como assassino de aluguel e cuida de sua velha mãe. Mas tudo muda quando Joe (Phoenix) é contratado para salvar uma jovem que foi sequestrada. Sem nada e sem ninguém em quem confiar, a garota se torna sua esperança e Joe decide se vingar de todas as mentiras e segredos sujos do trabalho.