Cinema

Joaquin Phoenix deixa filme de Todd Haynes cinco dias antes do início das filmagens

Longa-metragem tinha sido idealizado pelo próprio Phoenix

Joaquin Phoenix desistiu do filme de romance gay ainda sem título do diretor Todd Haynes apenas cinco dias antes do início das filmagens no México, confirmou a Variety.

Phoenix desenvolveu o roteiro da história de amor policial com Haynes e Jon Raymond. Uma fonte próxima à produção disse à Variety que o ator ficou “com medo”. Cenários inteiros foram construídos em Guadalajara antes de Phoenix tomar a decisão de última hora de sair do filme.

Representantes de Haynes e Phoenix não responderam imediatamente ao pedido de comentários da Variety.

Dependendo da escalação de Phoenix para acontecer, o filme, produzido pela Killer Films e apoiado pelo agente de vendas MK2 Film, já havia sido vendido para distribuidores internacionais antes da produção. Fontes disseram à Variety que o projeto está em perigo, indicando que o papel de Phoenix não pode ser reformulado. A equipe está desempregada e os envolvidos no filme ainda precisam ser pagos. As perdas podem ultrapassar sete dígitos.

A ator de “Top Gun: Maverick”, Danny Ramirez, se juntou ao elenco em julho como o interesse amoroso de Phoenix. Em 2023, Haynes provocou o projeto em uma entrevista à Variety como uma “história de amor entre dois homens ambientada nos anos 30 que tem conteúdo sexual explícito”. O filme foi classificado para maiores e apresenta um relacionamento que “desafiará” o público.

ESPECULAÇÃO SOBRE A SAÍDA DE PHOENIX

A especulação entre a equipe é que a saída de Phoenix teve a ver com a natureza gráfica das cenas de sexo do filme. Mas essa teoria é confusa para algumas fontes, que reiteram que foi Phoenix quem trouxe o projeto para Haynes em primeiro lugar.

Haynes disse à Variety em setembro de 2023 que o filme começou com “fragmentos de ideias” de Phoenix, que o diretor formulou em “uma narrativa real” antes de trazer Raymond a bordo.

Ainda não há confirmações se o projeto irá buscar um novo ator ou se será definitivamente cancelado.