Luto

John Amos, ator da série ‘Good Times’, morre aos 84 anos

Ator também apareceu em filmes como "Um Príncipe em Nova York" com Eddie Murphy

(Foto: Divulgação)

John Amos, a estrela da série original “Good Times”, “Roots” e outros, morreu em 21 de agosto em Los Angeles de causas naturais, confirmou seu representante à Variety na terça-feira. Ele tinha 84 anos.

“É com sincera tristeza que compartilho com vocês que meu pai fez a transição”, disse seu filho Kelly Christopher Amos em comunicado. “Ele era um homem com o coração mais gentil e de ouro… e era amado em todo o mundo. Muitos fãs o consideram seu pai na TV. Ele viveu uma vida boa. Seu legado viverá em seus excelentes trabalhos na televisão e no cinema como ator. Meu pai adorou trabalhar como ator durante toda a sua vida…. mais recentemente em ‘Suits LA’ interpretando a si mesmo e nosso documentário sobre sua jornada de vida como ator, ‘America’s Dad’. Obrigado por suas orações e apoio neste momento.”

Nascido em 27 de dezembro de 1939, em Newark, Nova Jersey, a carreira de ator de Amos começou quando ele conseguiu o papel do meteorologista Gordon “Gordy” Howard no “The Mary Tyler Moore Show” em 1970.

A partir daí, ele trouxe seus talentos cômicos para “Good Times” da CBS, um spin-off de “Maude” e “All in the Family”, e interpretou o pai James Evans Sr. em 1974. O programa de Norman Lear fez história como o primeiro programa de TV show para seguir um afro-americano. O papel da figura paterna trabalhadora e dedicada ressoou no público. Depois de três temporadas, no entanto, Amos ficou descontente com a direção do show e a interpretação do filho de seu personagem, James “J.J.” Evans Jr. Ele foi demitido após a 3ª temporada, e a 4ª temporada começou matando James Evan Sr.

Amos recebeu uma indicação ao Emmy em 1977 por seu papel como o adulto Kunta Kinte na minissérie histórica da ABC, “Roots”. A série, sobre a escravidão nos Estados Unidos, ganhou nove Emmys, um Globo de Ouro e um prêmio Peabody e recebeu grande audiência no país.

Amos também apareceu em programas como “About the Andersons”, “The West Wing”, “Two and a Half Men” e “The Ranch”. Seu último papel na televisão chegará na próxima série “Suits LA”. No filme, ele teve papéis em “Um Príncipe em Nova York” de Eddie Murphy e sua sequência de 2021 “Um Príncipe em Nova York 2”, “Dura de Matar 2” e outros. Ele e seu filho também produziram o próximo documentário sobre sua vida, intitulado “America’s Dad”.