Luto

John Romita Sr., ícone da Marvel e co-criador do Wolverine, morre aos 93 anos

Ele também ajudou a criar inúmeros outros personagens como o Justiceiro e Mary Jane Watson

John Romita Sr., um dos principais artistas da história da Marvel Comics que co-criou personagens como Wolverine, o Justiceiro e Mary Jane Watson, morreu na terça-feira dia 13 de junho. Ele tinha 93 anos.

A morte de Romita Sr. foi confirmada por seu filho, também artista de quadrinhos John Romita Jr., em um post no Twitter na noite de terça-feira.

“Digo isso com o coração pesado”, escreveu Romita Jr. “Meu pai faleceu pacificamente enquanto dormia. Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir seus passos. Por favor, mantenha seus pensamentos e condolências aqui em respeito à minha família. Ele foi o maior homem que já conheci.”

Embora as principais contribuições de Romita Sr. tenham sido feitas na Marvel Comics, ele dividiu o tempo entre a empresa e a rival DC Comics no início de sua carreira. Ele nasceu no Brooklyn em 24 de janeiro de 1930 e trabalhou na Timely Comics, que mais tarde se tornaria a Marvel Comics, na década de 1940 e a DC Comics nos anos 50 e 60.

Em 1966, ele substituiu o artista Steve Ditko na série “O Espetacular Homem-Aranha”, trabalhando ao lado do editor-chefe da Marvel, Stan Lee, na série e moldando a concepção atual do super-herói. O mandato de “Homem-Aranha” de Romita Sr. apresentou o interesse amoroso perene de Peter Parker, Mary Jane Watson, bem como o chefão do crime Rei do Crime, agora um dos pilares da galeria de bandidos da Marvel. Uma rivalidade com Lee acabou com seu tempo na série.

Outros personagens duradouros do “Homem-Aranha” criados por Romita Sr. incluem o vilão Abutre, o mafioso Cabeça de Martelo, o Shocker com poder sônico, o Duende Macabro, o jornalista Robbie Robertson e o pai de Gwen Stacy, George Stacy. Romita Sr. também participou da criação do enredo trágico e seminal “The Night Gwen Stacy Died”, considerado uma das melhores histórias do “Homem-Aranha” já contadas.

Ele também ajudou a criar Luke Cage, o vilão do Demolidor, Mercenário, e Wilson Fisk, também conhecido como o mentor do mal Rei do Crime. Quase todos esses personagens apareceram inúmeras vezes no cinema e na TV, live-action e animação.

Romita Sr. foi introduzido no Eisner Awards Hall of Fame em 2002 e no Inkwell Awards Hall of Fame em 2020. Ele deixa sua esposa, Virginia, e os filhos Romita Jr. e Victor.