Melhores filmes de 2023
Feliz Ano Novo!
Chegamos à lista anual dos Melhores do Ano. São centenas de filmes lançados anualmente, muita coisa no cinema e streaming, portanto, é impossível assistir tudo a tempo. Mas aqueles que consegui ver eis que separei a minha lista dos favoritos. Feliz Ano Novo!
Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.
Obs: A lista está em ordem aleatória.
OPPENHEIMER
Um dos melhores filmes deste ano é este filmaço de Christopher Nolan sobre o criador da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer. Com elenco memorável, edição estupenda, direção de arte impecável, trilha sonora inesquecível, belíssima fotografia e uma direção precisa e dinâmica, o longa são três horas que passam voando. Nolan ama trabalhar com a sobreposição de acontecimentos e em criar filmes dinâmicos, portanto, até mesmo uma obra cheia de conversas como aqui o resultado é algo nunca parado ou cansativo. É a hora de ganhar seu Oscar, Sr. Nolan!
BARBIE
O filme de maior sucesso deste ano é “Barbie” dirigido por Greta Gerwig. Ao invés de criar um típico filme de “aventura da Barbie” com alguma história de princesa ou em um mundo genérico de fantasia, Gerwig cria uma obra de humor irônico e sagaz que sabe questionar a influência da Barbie na cultura pop, mas sem deixar de respeitar a importância de seu legado. É uma mescla equilibrada e sutil, e um filme que mostra como o patriarcado, ou matriarcado, terá resultados injustos e negativos para certo grupo de pessoas, e a busca principal deve ser o respeito e o equilíbrio. Ryan Gosling possui um timing cômico genial como Ken e Margot Robbie é um arraso como a versão estereotipada da famosa boneca. Inteligente, divertido e com algo a dizer, “Barbie” foi uma baita surpresa que não me canso de rever.
O HOMEM DOS SONHOS
Longa da A24 com Nicolas Cage que entrega uma história sobre a cultura do cancelamento de maneira original, envolvente e instigante. Cage está excelente como um professor de vida pacata que tem a vida mudada quando começa a aparecer sem explicação nos sonhos de milhares de pessoas ao redor do mundo. Uma pérola que precisa ser assistida!
O CONDE
Aqui, o ex-ditador do Chile, Augusto Pinochet, é um vampiro velho isolado e que deseja morrer. Tudo muda quando ele recebe a visita de uma jovem freira que quer tirar o demônio do seu corpo. Dirigido por Pablo Larraín, o filme é totalmente uma metáfora para a humanidade detestável, sanguessuga e desprezível de uma das piores coisas que já aconteceu ao Chile. O visual é acachapante e a sátira é um deleite de assistir.
GODZILLA MINUS ONE
Filme japonês que explora o Godzilla de maneira catártica, sim, mas também pessoal e tocante. Um longa que entende a importância de seus personagens e o simbolismo do monstro na vida de todos ali envolvidos. Filmaço!
CASSANDRO
Drama baseado na história real de Saúl Amendáriz, um lutador de luta livre, gay e que criou um dos personagens mais icônicos de tal arte, tornando-se um referencial para nunca desistir dos sonhos e não ter medo de ser quem você é. Um filme singelo, tocante, memorável e com uma atuação estupenda de Gael García Bernal.
JOHN WICK 4 – BABA YAGA
Amo todos os filmes da franquia e gosto mais ainda quando eles começaram a aprimorar a produção e investir na mitologia da ordem dos assassinos e cada uma de suas ramificações. O meu longa favorito continua sendo o terceiro, mas este quarto filme também possui excelentes cenas de ação e um fundo emocional para a história do nosso protagonista.
THE PROMISED LAND (2023)
Um drama épico dinamarquês que conta a história real de Ludvig Kahlan (Mads Mikkelsen em outro show de atuação), um soldado que decidiu se mudar e cultivar a Jutlândia da Dinamarca, que agora compreende a grande maioria do país, em meados do século XVIII. A região era considerada uma terra infértil, árida e onde só crescia plantas rasteiras e silvestres, mas Ludvig conseguiu provar ao rei que o lugar era promissor.
CRESCENDO JUNTAS
Geralmente não me empolgo tanto com filmes de pré-adolescentes, ou adolescentes, pois a maioria aposta naqueles velhos clichês de colegial e vida social e se distanciam da vida real, tornando tudo caricato e chato. Mas nada disso se aplica a “Crescendo Juntas” que entrega uma história divertida, sutilmente tocante e bastante envolvendo e que passa longe da caricatura. Tudo soa natural e acontece de maneira orgânica na história – e destaque para o excelente elenco.
VIDAS PASSADAS
Um dos filmes mais emocionantes de 2023! Longa-metragem sul-coreano que vai mostrar a relação entre dois amigos que se gostam desde a infância mas que seguiram rumos diferentes em suas vidas. Ela se mudou para Toronto com a família e ele continuou em Seoul. Doze anos depois eles se reencontram online mas a vida também separa outros planos e ambos deixam de se falar novamente. Outros doze anos se passam e ela esta casada morando em Nova York e ele está solteiro, e decide fazer um visita à Nova York para revê-la pessoalmente.
É um filme tão sincero e humano como a vida, e também tão imprevisível quanto. Não há desrespeito, traições, nada disso, apenas duas pessoas que cresceram e nunca deixaram de pensar uma na outra, mas não podem simplesmente abrir mão de tudo pois há muitas outras coisas e sentimentos envolvidos. São emoções à beira de uma explosão, mas que nunca chegam lá. Memorável!
FALE COMIGO
Meu filme de terror favorito do ano não é, necessariamente, assustador, mas é bastante angustiante e desesperador e utiliza um gatilho simples para entregar uma história dramaticamente envolvente, e que explora bem os conflitos de seus personagens. Impossível não ficar tenso!
OS REJEITADOS
“Os Rejeitados” começa parecendo que vai ser uma cópia escancarada de “Sociedade dos Poetas Mortos”, mas logo tudo muda e acompanhamos um professor solitário chamado Paul Hunham (Paul Giamatti) que é forçado a cuidar de um grupo de alunos remanescentes durante o recesso de fim de ano. Quando a maioria consegue escapar para a casa de um aluno rico, apenas um deles fica sob os cuidados de Paul: Angus Tully (Dominic Sessa). Daí o que poderia ser um recesso chato trancado em uma escola, logo vira uma aventura cheia de aprendizados, descobertas e uma amizade improvável.
DUNGEONS & DRAGONS
Finalmente conseguiram acertar em um filme de “Dungeons & Dragons”. Aqui temos uma aventura deliciosa, simples, mas bastante envolvente que respeita o material original, mas sem deixar de explorar com eficiência a dinâmica de grupo e seus personagens. Uma fantasia imperdível que vale a pena ser vista com toda a família.
STILL: AINDA SOU MICHAEL J. FOX
Um documentário muito sincero e aberto sobre a condição atual do astro de “De Volta Para o Futuro”, Michael J. Fox. O ator conta sua trajetória na indústria desde o momento em que alcança um sucesso mundial absurdo até ser diagnosticado com Parkinson, abrindo o coração sobre como foi sua mudança de vida após a notícia.
NYAD
“Nyad” conta a incrível história real de como a nadadora Diana Nyad, aos 64 anos, se tornou a primeira pessoa a nadar de Cuba até a Flórida. Um feito marcante que ganha um filme empolgante estrelado pelas excelentes Annette Bening e Jodie Foster. Primeiro filme ficcional dos diretores do ótimo documentário “Free Solo” (que levou o Oscar na categoria).
AIR – A HISTÓRIA POR TRÁS DO LOGO
A história de como a Nike assinou com Michael Jordan e mudou a indústria esportiva para sempre ganha um filme ágil, empolgante e muito bem dirigido por Ben Affleck (que também atua como o CEO da Nike). Estrelado por Matt Damon e com um ótimo elenco de apoio, o longa é aquele motivacional inspirador.
ANATOMIA DE UMA QUEDA
Excelente filme de tribunal que nos coloca imersos nesta trajetória para descobrir o que de fato aconteceu na tragédia central da trama. É um filme nada espetaculoso, mas o roteiro vai desenvolvendo com calma e cheio de nuances a história, e nos fazendo questionar cada vez mais o que a aconteceu. Destaque para o elenco elenco encabeçado por Sandra Hüller.