Festival

Meryl Streep será homenageada com a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024

Atriz já ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes pelo filme "Um Grito no Escuro" (1989)

(Foto: Divulgação)

Meryl Streep receberá a Palma de Ouro honorária na noite de abertura da 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes, confirmou a Variety.

A atriz três vezes vencedora do Oscar é mais um feito desta edição de Cannes, que reunirá uma enxurrada de lendas de Hollywood. Notavelmente, George Lucas receberá a Palma de Ouro honorária durante a cerimônia de encerramento; “Megalopolis” de Francis Ford Coppola e “Oh, Canada” de Paul Schrader estão em competição; e “Furiosa: Uma Saga Mad Max” de George Miller e o épico de faroeste de Kevin Costner “Horizon, Uma Saga Americana” serão exibidos mas fora de competição. Streep também estará em boa companhia no festival, com a diretora de “Barbie”, Greta Gerwig, atuando como presidente do júri. A dupla trabalhou junta em “Adoráveis Mulheres”.

A homenagem honorária marcará o tão esperado retorno de Streep a Cannes depois de décadas. Parece que sua última viagem ao festival remonta a “Um Grito no Escuro”, de Fred Schepisi, pelo qual ela ganhou o prêmio de melhor atriz em 1989.

“Estou imensamente honrada em receber a notícia deste prestigioso prêmio”, disse Streep em comunicado. “Ganhar um prêmio em Cannes, para a comunidade internacional de artistas, sempre representou a maior conquista na arte do cinema. Ficar na sombra daqueles que já foram homenageados é igualmente emocionante. Estou ansioso para ir à França para agradecer a todos pessoalmente em maio”, continuou Streep.

A presidente do Festival de Cinema de Cannes, Iris Knobloch, e o delegado geral Thierry Frémaux disseram: “Todos nós temos algo de Meryl Streep! Todos nós temos algo em nós de ‘Kramer vs. Kramer’, ‘A Escolha de Sofia’, ‘Entre Dois Amores’, ‘As Pontes de Madison’, ‘O Diabo Veste Prada’ e ‘Mamma Mia!’”, a dupla disse em um comunicado conjunto. “Porque ela atravessou quase 50 anos de cinema e incorporou inúmeras obras-primas, Meryl Streep faz parte de nossa imaginação coletiva, de nosso amor compartilhado pelo cinema”, continuaram Knobloch e Frémaux.