Especial

Michael Keaton: 10 melhores trabalhos como ator

Vamos de lista!

(Foto: Divulgação)

Aproveitando o lançamento de “Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice”, do diretor Tim Burton, vamos aproveitar para listar os 10 MELHORES TRABALHOS como ator do icônico Michael Keaton, nosso eterno Beetlejuice. Vamos de lista!

OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)

Michael Keaton aparece muito pouco como Bettlejuice mas é o suficiente para roubar a cena completamente como este ser sobrenatural que se chamado três vezes vai causar um alvoroço na sua vida. “Os Fantasmas Se Divertem” é Tim Burton raiz mostrando todo seu estilo icônico antes de assumir Batman ou Edward Mãos de Tesoura. Uma obra estranha, de fato, porém, estranhamente divertida.

BATMAN (1989)

O primeiro longa-metragem realmente sombrio do Batman foi este dirigido por Tim Burton, que injeta o seu tom gótico à um mundo de fantasia com homens vestidos de morcego e bandidos se transformando em vilões surtados após cair no ácido. Não é perfeito, as cenas de ação deixam muito a desejar (um problema frequente na carreira de Burton), mas é um projeto que mescla suficientemente bem aventura, comédia e alguns momentos icônicos. Jack Nicholson sendo Jack Nicholson de Coringa é um desses prazeres imperdíveis!

BATMAN – O RETORNO (1992)

Eu tenho sentimentos mistos com relação a este filme. O visual é impecável, tanto do longa quanto dos personagens, mas o roteiro é tão arrastado, e chato, e totalmente vazio de aventura e heroismo, que não consigo me empolgar com “Batman – O Retorno” (ótimo para dormir). Burton cria um filme muito mais estético, e intimista para si, do que um projeto de super-herói que combine a diversão do entretenimento pipoca com sua visão gótica. O clímax com pinguins-bomba é puro tédiio!

JACKIE BROWN (1997)

Quando se tem um Quentin Tarantino no currículo não pode deixar escondido. O show em “Jackie Brown” são de muitos, e Keaton possui um papel importante como um policial que vai ajudar nossa protagonista interpretada por Pam Grier. Erroneamente é um dos trabalhos menos badalados de Tarantino, mas toda sua sagacidade e genialidade no texto e direção estão lá. Filmaço!

CARROS (2006) – voz do Chick Hicks

Ainda que não seja o personagem principal, Michael Keaton está irresistivelmente irritante como o carro de corrida esnobe e prepotente Chick Hicks. Um trabalho de voz magistral em um filmaço que amo da Pixar.

TOY STORY 3 (2010) – voz do Ken

Nossa dublagem de “Toy Story” é memorável e inesquecível, mas o áudio original também é cheio de méritos – principalmente neste terceiro filme com Keaton emprestando sua marcante voz para ninguém menos que o boneco Ken da Barbie. Magistral!

BIRDMAN OU (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA) (2014)

Pode não ser um dos filmes mais empolgantes a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Precisa ter disposição para esta jornada um tanto quanto soberba do diretor Alejandro González Iñarritu, porém, tanto a técnica do filme quanto a atuação de Michael Keaton são excelentes e memoráveis e precisam ser apreciados.

SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS (2015)

Um filme jornalístico necessário e com uma história poderosa sobre um grupo de jornalistas que investigou e expôs diversos casos de pedofilia na igreja católica, e como ela estava passando pano para os criminosos ao longo de muitas décadas. Ganhador do Oscar de Melhor Filme.

FOME DE PODER (2016)

O filme sobre o nascimento do McDonald’s e como a empresa se tornou a maior franquia de restaurantes do mundo. Keaton encarna Ray Croc com sua impetuosidade habitual, e o longa é excelente e cheio de lições válidas sobre a vida – e também não esconde o conturbado (e por vezes cruel) mundo dos negócios.

DOPESICK (minissérie, 2021)

Uma série excepcional sobre o crescente vício em opioides nos EUA no começo do século, onde uma grande empresa do ramo, a Purdue Pharma, fazia acreditar que os casos de dependência ao analgésico oxycontin era baixo e afetava apenas 1% dos usuários. Tudo mentira! Milhares de pessoas estavam se tornando altamente viciadas e destruindo suas vidas por causa do medicamento. Keaton interpreta um médico que começa a receitar tal remédio, até que sofre um acidente e começa a usá-lo.

O show por completo é empolgante e excelente, e todo o elenco está primoroso. Mas Keaton entrega uma das melhores atuações de sua carreira ao trazer uma urgência, e também delicadeza e honestidade, ao interpretar este médico que tem sua vida transformada por causa de uma droga. O show está disponível no Star+.