Luto

Mike Hodges, diretor de ‘Flash Gordon’, morre aos 90 anos

O diretor britânico Mike Hodges, conhecido por dirigir “Carter – O Vingador” e “Flash Gordon”,…

O diretor britânico Mike Hodges, conhecido por dirigir “Carter – O Vingador” e “Flash Gordon”, morreu em Dorset, Inglaterra, em 17 de dezembro. Ele tinha 90 anos.

Sua morte foi anunciada por Mike Kaplan, amigo de longa data e produtor de “Vingança Final”, de 2003.

Os dramas criminais de Hodges vieram no início de sua carreira – “Carter O Vingador” (1971) e “Diário de Um Gângster” (1972) – e no final – “Crupiê – A Vida em Jogo” (1999) e “Vingança Final” ( 2003). Além de seus dramas criminais, ele era conhecido por sua versão exagerada e estilizada de “Flash Gordon”, no filme de 1980.

Andrew Sarris escreveu no Observer em 2000: “O diretor Mike Hodges se tornou um dos mestres do meio mais subestimados e virtualmente desconhecidos nos últimos 30 anos” e “Sr. Hodges foi aclamado por todos, de Martin Scorsese a Pauline Kael, como um estilista de primeira ordem”.

Hodges adaptou ”Carter O Vingador” – um dos maiores filmes de gângsteres britânicos de todos os tempos – de um romance de Ted Lewis. Michael Caine interpreta o gângster londrino do título que busca fazer um pouco de justiça depois que seu irmão em Newcastle é morto.

“Carter O Vingador” foi refeito com Sylvester Stallone no papel de Caine em 2000, enviando muitas pessoas de volta para descobrir o filme original.

Michael Tommy Hodges nasceu em Bristol. Depois de satisfazer os requisitos para se tornar o que é conhecido na Grã-Bretanha como contador certificado, Hodges fez o serviço militar obrigatório servindo em um caça-minas britânico. “Durante esses dois anos”, de acordo com um artigo de 2006 na Senses of Cinema, “ele experimentou uma educação formativa sobre as barreiras de classe na Marinha britânica e o contraste entre as imagens que a Grã-Bretanha apresentava de si mesma e as experiências reais dos trabalhadores que viviam em condições de pobreza que lembram o mundo de Hogarth. Esses insights mais tarde iriam ingluenciar ‘Carter O Vingador’.

Ele deixa sua esposa, Carol Laws, seus filhos Ben e Jake Hodges, e cinco netos, Marlon, Honey, Orson, Michael e Gabriel.