‘Oppenheimer’: Christopher Nolan usou cientistas reais como figurantes no filme
Longa-metragem está agendado para estrear nos cinemas em julho deste ano
Já se passaram três anos desde que um novo filme de Christopher Nolan estreou nos cinemas, mas os fãs do diretor não precisarão esperar muito para ver seu último trabalho. “Oppenheimer” se tornou um dos filmes mais esperados de 2023, graças ao seu elenco repleto de estrelas e ao histórico comprovado de Nolan com o assunto da Segunda Guerra Mundial (asssita ao ótimo “Dunkirk”).
A cinebiografia estrelada por Cillian Murphy como o inventor da bomba atômica Robert Oppenheimer é o menor filme de Nolan em anos em termos de orçamento e escala. Mas simplesmente não seria um projeto de Christopher Nolan sem algumas anedotas sobre a atenção obsessiva do diretor aos detalhes e o compromisso com o espetáculo. Em uma nova entrevista com a Entertainment Weekly, Nolan e Murphy falaram sobre o esforço meticuloso que todo o elenco fez para garantir que cada cena fosse precisa.
“Todos os dias, você tinha esses atores fenomenais, que são meus heróis, chegando”, disse Murphy. “Todos os dias, você precisava melhorar seu atuação para trabalhar com essas lendas. Todo mundo estava incrivelmente bem preparado. Cada ator, não importa o tamanho de seu papel ou o significado de seu personagem na história, cada um deles tinha uma enorme profundidade de conhecimento que eles poderiam usar.”
Nolan explicou que até os figurantes do filme conheciam bem o material de origem – o que foi bastante fácil para eles, porque ele fez questão de escalar cientistas de verdade como atores de fundo.
“Estávamos na verdadeira Los Alamos e tínhamos muitos cientistas reais como figurantes”, disse Nolan. “Precisávamos da multidão de figurantes para dar reações e improvisar, e estávamos recebendo discursos improvisados e muito educados. Foi muito divertido de ouvir. Você já esteve em sets com muitos figurantes por perto e eles estão mais ou menos pensando no almoço. Esses caras estavam pensando nas implicações geopolíticas das armas nucleares e sabiam muito sobre isso. Na verdade, foi um grande lembrete todos os dias: temos que estar realmente no nosso jogo, temos que ser fiéis à história aqui e realmente saber o que estamos fazendo.”
“Oppenheimer” está agendado para estrear nos cinemas em 20 de julho.