‘Oppenheimer’: Quem foi o real J. Robert Oppenheimer, o criador da bomba atômica que inspirou novo filme com Cillian Murphy
Físico é tema do novo filme de Christopher Nolan, "Oppenheimer"
Julius Robert Oppenheimer foi um físico norte-americano que ficou popularmente conhecido como o pai da bomba atômica. Ele liderou uma equipe de cientistas para o Projeto Manhattan no Laboratório Los Alamos durante a Segunda Guerra Mundial. O Projeto Manhattan resultou na criação e primeiro uso de armas nucleares.
Oppenheimer nasceu na cidade de Nova York em 22 de abril de 1904. Ele progrediu no ensino médio muito rapidamente e logo foi aceito em no Harvard. Depois de completar seu diploma, Oppenheimer mudou-se para Cambridge, no Reino Unido, para completar o trabalho de laboratório de pós-graduação no Laboratório Cavendish. Ele completou o seu doutorado na Universidade de Göttingen em 1927.
Oppenheimer produziu trabalhos em uma ampla gama de áreas físicas diferentes, incluindo física de partículas, astrofísica e mecânica quântica. Muitas vezes foi dito que ele não tinha muita paciência para trabalhar em apenas uma área da física por muito tempo.
Em 1939, Albert Einstein e Leó Szilárd escreveram uma carta ao presidente Roosevelt alertando sobre a possibilidade de a Alemanha desenvolver suas próprias armas nucleares. Isso empurrou Roosevelt para iniciar um programa americano para desenvolver tal armas. Este projeto foi apelidado de “Projeto Manhattan”.
Em 1942, Oppenheimer foi nomeado chefe do laboratório de armas secretas do Projeto Manhattan. A parte de pesquisa e desenvolvimento foi baseada em Los Alamos e teve a missão de criar a primeira bomba atômica do mundo. Oppenheimer recrutou alguns dos melhores cientistas do mundo para trabalhar lá, incluindo Richard Feynman e Enrico Fermi. O trabalho dos cientistas e engenheiros de Los Alamos levou à primeira explosão nuclear artificial que foi codinome Trinity. O projeto terminou com duas bombas sendo lançadas em duas cidades japonesas, Hiroshima e Nagasaki. Estas são as únicas armas nucleares já utilizadas durante a guerra. Por seu papel como diretor da equipe Los Alamos, o presidente Truman concedeu a Oppenheimer a Medalha do Mérito em 1946.
OPPENHEIMER APÓS A 2ª GUERRA MUNDIAL
Após a Segunda Guerra Mundial, Oppenheimer trabalhou como presidente do Comitê Consultivo Geral da Comissão de Energia Atômica. Lá falou contra o uso de armas nucleares e foi defensor do controle internacional de armas nucleares. Oppenheimer teve sua autorização de segurança revogada depois de ser acusada de ter simpatias comunistas. Depois que seu apuramento de segurança foi revogado, ele recebeu o Prêmio Enrico Fermi. Ele continuou a dar palestras em todo o mundo.
Oppenheimer era um fumante pesado ao longo da vida e morreu de câncer de garganta, com 62 anos em 18 de fevereiro de 1967.
FILME ‘OPPENHEIMER’ DO DIRETOR CHRISTOPHER NOLAN
O novo filme de Christopher Nolan, “Oppenheimer” – que está em exibição nos cinemas – conta a trajetória de Oppenheimer durante o Projeto Manhattan até a criação da bomba atômica. O longa estrela Cillian Murphy como o famoso físico e explora seus temores com as consequências de sua criação.
O elenco também é formado por Emily Bluint, Robert Downey Jr., Matt Damon, Florence Pugh, Josh Hartnett e outros.