Os Pássaros (1963) | Relembrando Clássicos
Longa-metragem foi dirigido por Alfred Hitchcock
De todos os filmes dirigidos por Alfred Hitchcock, o meu favorito é este “Os Pássaros”. Em minha opinião, aqui temos um Hitchcock perfeito na mistura de suspense, incômodo, drama e filme catástrofe.
Na trama, acompanhamos a mocinha Melanie Daniels (Tippi Hedren), uma jovem da cidade de São Francisco, que decide viajar até uma pequena cidade isolada da Califórnia, chamada Bodega Bay, para surpreender com um presente um homem chamado Mitch Brenner (Rod Taylor), que conheceu em uma loja de pássaros no dia anterior. Ao chegar lá, não é tão bem recebida pela mãe de Mitch, Lydia (interpretada por Jessica Tandy), mas aos poucos, pássaros começam a se aglomerar na cidade e inesperadamente atacar os cidadãos, colocando a região em estado de alerta e perigo.
Muito mais instigante do que o próprio ataque dos pássaros, e todo o suspense e tensão criados por Hitchcock através de uma edição eficiente e efeitos especiais ótimos para a época, “Os Pássaros” carrega diálogos certeiros que constroem com competência cada um de seus personagens. E como todo ótimo “filme catástrofe”, construir bem seus personagens é essencial para reforçar o impacto emocional da catástrofe e o nosso envolvimento nela. E já que os próprios humanos não se importam em prender pássaros em gaiolas para o seu bel-prazer, desta vez são os pássaros que forçam os humanos a se prenderem em suas casas privando cada um deles de sua liberdade ao mundo exterior.
Em determinado momento certa personagem diz que “pássaros não saem atacando pessoas sem motivo”, e isto pode ser usado para criar um paralelo aos próprios seres humanos que, sem motivo algum, gostam de menosprezar e prejudicar outros. Lydia, a mãe de Mitch, vai entender que sua atitude hostil para com Melanie é injustificável, e ao conhecê-la melhor, forçada pelas recentes tragédias, vai aprender a respeitá-la e gostar mais de sua pessoa.
E no quesito tensão e suspense, “Os Pássaros” é um filmaço do gênero. Uma super-produção que nos coloca desconfortável no lugar, e com uma sensação constante de que algo ruim vai logo acontecer. É instável, imprevisível e envolvente! Hitchcock faz o seu filme mais empolgante e divertido de assistir.
The Birds/EUA – 1963
Dirigido por: Alfred Hitchcock
Com: Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy…