Premiação

Oscar 2024: Do Pior ao Melhor Filme indicado

Cerimônia acontece neste domingo, dia 10 de março

O Oscar 2024 acontece neste próximo domingo, dia 10 de março, e resolvi fazer uma lista DO PIOR AO MELHOR dos 10 longas indicados ao principal prêmio da cerimônia. Vamos de lista!

A cerimônia será transmitida pelo canal TNT e pela primeira vez no streaming MAX (ex-HBO Max) à partir das 21 horas.

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post!

10. MAESTRO

(Foto: Netflix)

Entre todos os indicados deste ano “Maestro” é aquele filme que mais grita “Eu quero um Oscar!”. Tecnicamente impecável e dirigido e escrito por Bradley Cooper (que também estrela e produz), o roteiro escolhe contar a vida do maestro Leonard Bernstein pelo pior ângulo possível: o seu casamento com a atriz Felicia Montealegre (Carey Mulligan). A escolha é péssima pois o roteiro também foge de se aprofundar nas polêmicas envolvendo a vida pessoal do biografado (apenas pincela bem superficialmente), ao mesmo tempo em que não mostra os grandes feitos que Bernstein realizou na música, cinema e o teatro. Um filme chapa branca medroso, covarde, oco e sem emoção. Não deveria está aqui!

09. FICÇÃO AMERICANA

(Foto: Divulgação)

Um drama com comédia cheio de ironia e astúcia que critica os diversos estereótipos da indústria cultural com relação aos negros. Ao mesmo tempo em que entrega um final que torna-se a própria critica com três opções para o público escolher. A comédia poderia ser mais incisiva e sarcástica, mas é estrelada por um elenco ótimo (destaque para Jeffrey Wright e Sterling K. Brown).

08. OS REJEITADOS

(Foto: Divulgação)

Um feel good movie dirigido por Alexander Payne que entrega os clichês daqueles filmes onde duas pessoas que não se gostam irão conviver juntas e com o tempo ganhar o respeito uma da outra. Neste caso aqui, temos um professor ranzinza (Paul Giamatti) que é ordenado a ficar na universidade onde trabalha para cuidar de alguns alunos durante o recesso de final do ano. Sempre sútil e intimista, Payne não entrega um filme surpreendente ou espetacular, mas entrega uma trama coesa, bem realizada e com sua dose de humor.

07. A ZONA DE INTERESSE

(Foto: Divulgação)

“A Zona de Interesse” é um filmaço! Ponto. Uma obra sobre o holocausto contada do ponto de vista dos vilões. Aquilo que sabemos, mas não vemos (apenas ouvimos) é o mais assustador aqui. É a banalidade do mal. E é também um filme que não tenho a mínima vontade de rever. É difícil e de embrulhar o estômago. Mas é, sem dúvida, memorável.

06. ANATOMIA DE UMA QUEDA

(Foto: Divulgação)

“Anatomia de Uma Queda” é um drama de tribunal que nos deixa pensativo e questionando a todo momento a protagonista. O longa possui um roteiro cheio de ambiguidade que nos coloca no centro do debate. Por outro lado, é um filme que carece de mais “tempero” no ritmo, mas é, sem dúvida, um drama forte e inteligente.

05. ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES

(Foto: Divulgação)

Gostei muito de “Assassinos da Lua das Flores” e a direção de Martin Scorsese é sempre revigorante. Mas é um filme que não precisava ter 3 horas e 30 minutos. Muita coisa ali poderia ter sido resumida favorecendo a narrativa. Ao fim, a história me distanciou um pouco e não me empolgou tanto como gostaria. Mas é inegável que é um filme excelente!

04. BARBIE

“Barbie” é o maior sucesso de 2024 e um filme, sim, bastante surpreendente. O que poderia ser uma obra boba sobre bonecas no mundo real, é um filme com algo a dizer sobre o próprio legado da Barbie, e também sobre as relações humanas e a mulher na sociedade. Além de ser divertido pra caramba! Desgostar de algo faz parte, mas agora você que não gosta e chama o filme de “lacrador”, me desculpe, você é um idiota que não entendeu a real mensagem do longa.

03. POBRES CRIATURAS

(Foto: Divulgação)

Vi o filme pela primeira vez em Orlando e confesso que não me pegou. Estava cansado e não tive uma boa experiência. Mas revendo depois no Brasil, e agora com disposição, “Pobres Criaturas” me encantou do começo ao fim com uma mensagem poderosa sobre descobertas em uma trama esquisita, insana, original e muito divertida.

02. VIDAS PASSADAS

(Foto: Divulgação)

Um filme quieto – que muitos irão classificar como parado – mas que tem muita coisa acontecendo em cena. São muito sentimentos em ebulição por dentro mas que não saem por receio, medo, insegurança… Enfim, “Vidas Passadas” é um filmaço tão emocionante, e angustiante, quanto a vida.

01. OPPENHEIMER

(Foto: Universal)

O meu filme favorito de 2024, e o melhor desta lista do Oscar é justamente o favorito para levar o maior prêmio da noite: “Oppenheimer”! Este novo filmaço de Christopher Nolan é uma cinebiografia tensa, angustiante, envolvente e nunca monótona. Nolan sabe criar ritmo e tornar diálogos comuns em uma sinfonia memorável. São três horas que passam voando e com atuações impecáveis!