Ridley Scott: 10 filmes imperdíveis como diretor
Aproveitando o lançamento de "Napoleão" nos cinemas, vamos de lista !
Obs: A lista está em ordem de lançamento.
Obs 2: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.
OS DUELISTAS (1977)
O primeiro grande filme notório de Ridley Scott é este drama sobre obsessão, honra e vingança ao contar a história de dois soldados do exército de Napoleão que se enfrentam em uma série de duelos por quase 15 anos. A disputa começa por causa de um incidente insignificante, mas ganha proporções maiores com os anos. É um drama intrigante e envolvente que merece ser visto.
ALIEN – O 8º PASSAGEIRO (1979)
Primeiro grande sucesso de Ridley Scott é este clássico que mudou a ficção científica na virada dos anos 70 para 80. “Alien” é um suspense repleto de situações angustiantes, e Scott aproveita cada cenário, cada ator, cada momento para construir uma história cuja tensão só aumenta ao longo da narrativa. Sem falar na apresentação de uma das primeiras e mais importantes heroínas do cinema.
BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDRÓIDES (1982)
Na época, “Blade Runner” foi um fracasso de público e crítica e só foi redescoberto com o passar dos anos. E com razão. Apesar das inúmeras versões lançadas, destaco como a mais relevante e memorável de todas o corte final do diretor Ridley Scott. Um filme cujo visual, trilha sonora e cenários continuam influenciando.
THELMA & LOUISE (1991)
Um drama com um dos finais mais apoteóticos e surpreendentes do cinema – além das atuações soberbas de Susan Surandon, Geena Davis e Brad Pitt. Uma história sobre se encontrar, se aceitar e se libertar de tudo que te prende no passado. Um girl power feito muito antes do tema se tornar moda atualmente.
ATÉ O LIMITE DO HONRA (1997)
Apesar de alguns caírem em um melodrama forçado, eu gosto de “Até o Limite da Honra”. Outro filme girl power feito com ritmo, pulso e tensão por Scott.
GLADIADOR (2000)
Um dos mais conhecidos e premiados filmes de Scott é este clássico épico medieval sobre a história de um homem que é injustamente condenado, vira escravo, se torna gladiador e retorna à Roma para se vingar daquele que destruiu sua vida. Um filme redondo, empolgante e repleto de momentos singulares.
FALCÃO NEGRO EM PERIGO (2001)
Um filmaço de guerra que nos coloca na boca do inferno e nos deixa completamente sem fôlego. O elenco estelar e a direção imersiva e envolvente de Scott favorecem, e muito, a experiência.
OS VIGARISTAS (2003)
Injustamente pouco lembrado, este “Os Vigaristas” com Nicolas Cage e Sam Rockwell é um filme de golpe bastante divertido que entrega situações inusitadas. Para os fãs do gênero, vale a investida.
O GÂNGSTER (2007)
Um dos melhores filmes de Scott neste novo século, “O Gângster” é uma jornada de tensão e sangue nos olhos estrelada por Denzel Washington e Russell Crowe.
PERDIDO EM MARTE (2015)
Matt Damon é deixado para trás e precisa sobreviver sozinho em Marte, o cenário perfeito para criar momentos de tensão e imprevisibilidade. E Scott não somente entrega uma ficção científica criativa e empolgante, mas o faz com bastante humor e senso de aventura. Filmaço!