Luto

Roger Corman, rei dos filmes B de Hollywood, morre aos 98 anos

Corman foi responsável por ajudar na carreira de vários nomes grandes como Jack Nicholson, James Cameron e outros

Roger Corman, o lendário produtor e diretor de vários filmes B de Hollywood, morreu aos 98 anos. Corman produziu longas de gênero de baixo orçamento com uma velocidade vertiginosa e proporcionou impulsos na carreira de jovens talentos como Jack Nicholson, Ron Howard, Peter Bogdanovich, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola , Jonathan Demme, Gale Anne Hurd e James Cameron.

O cineasta, que recebeu um Oscar honorário em 2009 no Governors Awards, morreu quinta-feira em sua casa em Santa Monica, disse sua família ao The Hollywood Reporter.

“Ele era generoso, de coração aberto e gentil com todos aqueles que o conheciam”, disseram em comunicado. “Quando questionado sobre como gostaria de ser lembrado, ele disse: ‘Eu era um cineasta, só isso’”.

CARREIRA

Corman talvez seja mais conhecido por filmes de terror como “A Pequena Loja dos Horrores” (1960) e sua série de adaptações de Edgar Allan Poe estreladas por Vincent Price, mas ele se tornou famoso por sagas sobre drogas e motociclistas como “Anjos Selvagens” (1966), que foi escolhido para o Festival de Cinema de Veneza na época como apresentação de estreia.

Ele também alcançou notoriedade pela produção de “Viagem ao Mundo da Alucinação” (1967), estrelado por Peter Fonda como um homem em uma odisséia inspirada no LSD. A polêmica causada pelo filme encantou Corman, que foi um dos primeiros produtores a reconhecer o poder da publicidade negativa.

Sua mistura de sexo, nudez, violência e temas sociais foi levada a sério em muitos lugares, especialmente na Europa e entre professores de escolas de cinema, e em 1964 ele foi o primeiro produtor-diretor americano a ser homenageado na Cinematheque Francaisée com uma retrospectiva de seu trabalho.

Jack Nicholson, então com 21 anos, fez sua estreia no cinema em “The Cry Baby Killer” (1958), de Corman. Corman contratou o jovem Scorsese para dirigir “Boxcar Bertha” (1972) e Jonathan Demme para escrever “Caged Heat” (1974). Ele também entregou a James Cameron o trabalho de projetar adereços para “Battle Beyond the Stars” (1980).

Além de sua esposa, os sobreviventes incluem seus filhos, Catherine e Mary.