Russell Crowe: 10 filmaços imperdíveis
Vamos de lista!
Aproveitando o lançamento de “O Exorcismo” nos cinemas, vamos aproveitar para lembrar 10 filmes essenciais, e imperdíveis, da carreira do ganhador do Oscar, Russell Crowe. Vamos de lista!
Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.
Obs 2: A lista está em ordem de lançamento.
LOS ANGELES: CIDADE PROIBIDA (1997)
Uma trama de corrupção e prostituição atinge vários membros do mais alto escalão da cidade de Los Angeles, e três detetives bem diferentes se envolvem no caso gerando ainda mais desconforto e retaliação. Um filme policial cheio de estilo e com um elenco espetacular!
O INFORMANTE (1999)
Com direção de Michael Mann (o mesmo do excepcional “Fogo Contra Fogo”), “O Informante” conta a história real do ex-vice-presidente da tabagista Brown & Williamson, Jeffrey Wigand (Russell Crowe), e do produtor do programa 60 Minutes, Lowell Bergman (Al Pacino), que convenceu Wigand a falar em público sobre como a empresa aplicava aditivos ao cigarro para torná-los mais viciantes ao público. Um thriller tenso e empolgante do início ao fim.
GLADIADOR (2000)
Um dos maiores clássicos épicos do cinema até hoje, “Gladiador” é um filme redondinho e perfeito. Entrega com perfeição uma história sobre vingança e justiça, ao mesmo tempo em que temos um protagonista carismático e imponente que ganha nosso coração a cada momento. O longa levou o Oscar de Melhor Filme e rendeu o prêmio de Melhor Ator para Crowe.
UMA MENTE BRILHANTE (2001)
Um drama dirigido por Ron Howard de maneira clássico e bem à moda antiga. Russell Crowe brilha nesta história inspiradora e bonita de acompanhar. Levou o Oscar de Melhor Filme e Direção. Crowe foi indicado a Melhor Ator.
MESTRE DOS MARES: O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO (2003)
Um drama épico fenomenal dirigido por Peter Weir. Infelizmente, para muitos (principalmente hoje) é considerada uma obra lenta, e sim, não é um filme de ação e explosões, mas uma história sobre ambição, persistência e descoberta. Um filmaço lindo de assistir, e emocionante em sua dramaticidade. Crowe, pra variar, é um arraso!
O GÂNGSTER (2007)
Dirigido por Ridley Scott (o mesmo de “Gladiador”), “O Gângster” entrega uma história clássica de gato e rato, com Crowe interpretando um policial em busca de um traficante vivido por Denzel Washington. O longa é cheio de nuances e uma urgência angustiante, e emocionante, e tece comentários pertinentes ao devastador efeito do pós-guerra do Vietnã. Tenso, envolvente e memorável!
OS INDOMÁVEIS (2007)
Um faroeste estrelado por Russell Crowe e Christian Bale e dirigido por James Mangold (de “Logan”)? Já vale o investimento! Um faroeste efervescente, empolgante e memorável!
INTRIGAS DE ESTADO (2009)
Um congressista (Ben Affleck) aparentemente honesto e super confiável está concorrendo ao cargo de Presidente dos EUA, mas a situação se complica depois que sua assistente e amante é assassinada. E quando o jornalista Cal McAffrey (Crowe), um velho amigo de Collins, investiga o assassinato, ele descobre segredos muito mais comprometedores. Um thriller jornalístico investigativo tenso e envolvente.
O HOMEM DE AÇO (2013)
Amo “O Homem de Aço” que foi o único acerto de Zack Snyder no Universo Compartilhado DC. O longa não é perfeito, mas entrega cenas de ação empolgante e realmente viscerais. A luta é suja, impactante e empolgante. E uma das melhores coisas foi a escalação de Russell Crowe como Jor-El, o pai biológico de Superman – em um papel mais cheio de ação e imponência do que aquele visto por Marlon Brando no clássico de 1978.
DOIS CARAS LEGAIS (2016)
Amo esta comédia de ação dirigida e escrita por Shane Black, além de ser estrelada pelos excelentes Russell Crowe e Ryan Gosling (em uma química perfeita). O longa possui toda a inventividade narrativa já conhecidas de Black, que dirigiu o também ótimo “Beijos e Tiros”, e o filme é repleto de humor, ação e bastante diversão. Vale o tempo gasto!