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San Diego Comic Con 2023: Disney, Marvel, Netflix, Sony e outros estúdios não irão comparecer ao evento deste ano

Evento começa no próximo dia 19 de julho

A San Diego Comic-Con pode fazer uma pausa?

Por dois anos, a maior convenção anual de fãs da América do Norte foi forçada a cancelar o encontro de cinco dias devido à pandemia do COVID-19 – colocando a Comic-Con International, a organização sem fins lucrativos que administra a SDCC, sob pressão financeira sem precedentes. No ano passado, a SDCC voltou com força total com uma convenção de mascarados e vacinados que foi um grande sucesso, com painéis de grande repercussão no Hall H para o universo de TV “Star Trek”, “Casa do Dragão”, “The Walking Dead” e, especialmente, os estúdios Marvel.

A Comic-Con deste ano – que está programada para começar em 19 de julho, daqui a menos de um mês – é cada vez mais provável que não tenha nenhum desses painéis.

Pelo menos, é isso que os estúdios de toda a indústria estão antecipando. Se o SAG-AFTRA e o AMPTP não chegarem a um acordo até o prazo contratual de 30 de junho e o Sindicato entrar em greve, os atores quase certamente se juntarão a escritores e showrunners em não comparecer a eventos promocionais como a Comic-Con, deixando os estúdios com quase ninguém para preencher os painéis na frente de milhares de fãs ansiosos.

Em meio a esta incerteza, vários estúdios anularam preventivamente os planos de uma presença robusta na SDCC este ano. A Disney e suas subsidiárias Marvel Studios e Lucasfilm não estão planejando nenhum painel, cortando a chance de mostrar os elencos de projetos futuros como “As Marvels”, “Loki” Season 2, “Ahsoka” e “Mansão Mal-Assombrada”. A HBO (que tem a 4ª temporada de “True Detective” em breve e a 2ª temporada de “Casa do Dragão” ainda em produção) não vai. Nem a Sony Pictures (com “Gran Turismo” e “Kraven, O Caçador” este ano) e a Universal Pictures (com “Last Voyage of the Demeter”, “Strays” e “The Exorcist” este ano). E também a Netflix, que acaba de realizar seu enorme evento de fãs Tudum no Brasil, também está de fora da San Diego Comic Con 2023.

Outros estúdios ainda estão mantendo uma postura preventiva antes de confirmarem qualquer participação: a Warner Bros., que precisa de um forte impulso de relações públicas para os próximos filmes da DC “Besouro Azul” e “Aquaman e o Reino Perdido”, ainda não descartou pular a Comic-Con, e o serviço de streaming da empresa, agora intitulado Max nos EUA (e em breve no Brasil), planeja trazer alguns títulos de animação para a convenção.

A Paramount Pictures espera realizar um painel para o filme de animação “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante”, mas seu streamer, Paramount+, ainda não se comprometeu com os painéis de seus programas “Star Trek”.

A NBC só avançará com seus painéis se não houver greve de atores, mas esse protocolo não se estende necessariamente ao seu streamer, Peacock.

E a Amazon planeja ter algum tipo de presença – a segunda temporada de “A Roda do Tempo” e “The Boys: Gen V” devem estrear no outono – mas o streamer ainda está decidindo o que será. (A Apple, por sua vez, permaneceu de boca fechada sobre a presença que eles podem ter, se houver.)

Na ausência de painéis, alguns estúdios podem recorrer a ativações e acrobacias promocionais fora do Centro de Convenções de San Diego para gerar o interesse dos fãs. Mas isso é um consolo frio para o próprio evento, que prosperou por mais de uma década em um fluxo constante de estrelas da lista A de Hollywood e projetos famosos fluindo por seus salões cavernosos.