‘Star Wars’: George Lucas cortou uma reviravolta bombástica em ‘A Ameaça Fantasma’; leia mais
Reviravolta aconteceria com os personagens de Ewan McGregor e Liam Neeson
Ame ou odeie, “Star Wars: Episódio I — A Ameaça Fantasma” é pelo menos amplamente amado pela escalação de Ewan McGregor como o jovem Obi-Wan Kenobi. Uma entrevista recente com o artista conceitual e de storyboard de “Star Wars”, Iain McCaig (via StarWars.com), para celebrar o 25º aniversário de “A Ameaça Fantasma”, ele revelou que George Lucas estava originalmente planejando uma reviravolta bombástica para o filme. Obi-Wan de McGregor e Qui-Gon de Liam Neeson foram originalmente trocados, o que significa que Neeson estava interpretando o verdadeiro Obi-Wan e, portanto, o verdadeiro Obi-Wan morre.
“Por um tempo, o Jedi mais velho foi chamado de Obi-Wan e o Jedi mais jovem foi chamado de Qui-Gon”, disse McCaig. “Foi muito comovente que no final, quando Obi-Wan morre e Qui-Gon derrota Darth Maul e fica com seu Mestre enquanto ele morre, ele não apenas assume a missão de seu Mestre, mas assume seu nome. Qui-Gon se torna Obi-Wan.”
“É por isso que quando você vê Alec Guinness em ‘Uma Nova Esperança’, ele abaixa o capuz e diz, ‘Obi-Wan? Agora esse é um nome que eu nunca ouvi…’” McCaig acrescentou. “Porque ele não é Obi-Wan, ele é Qui-Gon. E bem no final, George mudou.”
McGregor sempre interpretou a versão mais jovem de Alec Guinness, que originou o papel de Obi-Wan em “Star Wars: Uma Nova Esperança” de 1977, mas as origens do personagem originalmente sofreriam uma grande reviravolta em “A Ameaça Fantasma”. Ter o personagem realmente sendo Qui-Gon adotando o nome de seu falecido mentor Jedi teria sido uma das maiores revelações de “Star Wars” na história da franquia. Lucas mudou de curso antes do início das filmagens.