Cinema

‘Star Wars’: Guillermo del Toro quase dirigiu um filme da franquia

Roteiro foi escrito por David S. Goyer, de "Blade" e "O Cavaleiro das Trevas"

A galáxia de Star Wars está repleta de hipóteses e projetos abandonados. Para cada filme ou programa de TV que realmente chega às telas, há inúmeros outros que nunca saem do estágio de desenvolvimento, fracassando como uma estrela moribunda na Orla Exterior. Lembra quando George Lucas pediu pessoalmente a David Lynch para dirigir “O Retorno do Jedi”, apenas para o cineasta recusar? Ou quando Colin Trevorrow foi escalado para dirigir o nono episódio da franquia até ser substituído pelo retorno de J.J. Abrams?

Agora podemos adicionar Guillermo del Toro à lista de cineastas que quase tiveram uma participação em uma galáxia muito, muito distante. O roteirista David S. Goyer apareceu recentemente no podcast Happy Sad Confused, onde revelou que escreveu um roteiro de Star Wars há quatro anos, com Del Toro contratado para dirigir.

“Havia muitas coisas de bastidores acontecendo na Lucasfilm na época”, disse Goyer, que é conhecido por seu trabalho nos filmes “Batman – Cavaleiro das Trevas” de Christopher Nolan, “Homem de Aço” e “Blade” . “Mas é um roteiro legal.”

O próprio Del Toro confirmou a notícia nas redes sociais, dizendo que seu filme de Star Wars estava em desenvolvimento “MUITAS, MUITAS luas atrás”. O cineasta de “A Forma da Água” e “Labirinto do Fauno” disse que não poderia compartilhar detalhes, mas sugeriu o possível tema do projeto com três letras: “J” e “BB”.

Essas cartas, é claro, parecem apontar para Jabba the Hutt, o senhor do crime intergaláctico favorito de todos. Imagine o quão divertido um filme de Jabba dirigido por Del Toro poderia ter sido! E imagine que tipos de criaturas estranhas e lindos efeitos práticos Del Toro poderia ter adicionado ao cânone de Star Wars.

Infelizmente, parece que o filme abandonado nunca se concretizará, juntando-se a outros projetos descartados de Del Toro, como sua versão de “Mansão Mal-Assombrada” e sua planejada trilogia “O Hobbit”.