Aproveitando o lançamento da quarta temporada da série de comédia “Only Murders in Bulding”, do Disney+, vamos relembrar os MELHORES FILMES da carreira do ótimo STEVE MARTIN. Vamos de lista!
O PANACA (1979)
“O Panaca” foi, digamos, a comédia revelação de Steve Martin no cinema. O filme foi um sucesso respeitável que ajudou Martin na transição do stand-up para a telona. A trama acompanha um sujeito ingênuo que cresceu no Mississipi, na casa de uma família negra, e quando completa 18 anos realiza o sonho de conhecer outras partes do mundo. Ele escolhe viajar para St. Louis, e após uma invenção qualquer alcançar o reconhecimento de muitos, tal sujeito se torna um milionário.
UM ESPÍRITO BAIXOU EM MIM (1979)
Uma daquelas comédias que parte de uma situação absurda para gerar momentos hilários com Steve Martin trabalhando toda sua fisicalidade. Na trama, Lily Tomlin interpreta Edwina Cutwater, uma mulher rica à beira da morte que descobre um ritual para transferir sua alma. Diante disto, ela consegue uma voluntária jovem e esbelta decidida a ceder o seu corpo para receber a alma de Edwina, porém, o ritual não sai como o esperado e a alma de Edwina entra no corpo do advogado Roger Cobb (Martin).
TRÊS AMIGOS (1986)
Um dos filmes mais queridos da carreira de Steve Martin, o longa coloca três atores desempregados que são chamados para defender uma cidadezinha no México contra um grupo de forasteiros (algo inspirado em “Os Sete Samurais” de Kurosawa). Mas o trio achava incialmente que o serviço era outro, e quando chegam no local precisam encarar a perigosa realidade. Estrelado pelos ótimos Martin, Chevy Chase e Martin Short.
ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO (1987)
Uma comédia de viagem (road trip) onde dois personagens completamente diferentes são forçados a conviverem juntos para chegar à tempo do Thanksgiving. Mas o contraste de personalidades é tão grande que será o estopim de uma aventura hilária estrelada por Martin e John Candy.
ROXANNE (1987)
Releitura moderna da clássica história “Cyrano de Bergerac”, aqui temos uma típica comédia hollywoodiana, porém, extremamente bem feita. Leve, simples, mas que trabalha muito bem todos os seus clichês, o longa é um deleite e um passatempo divertido e envolvente. O avantajado nariz de Martin na trama deixa tudo ainda mais engraçado.
OS SAFADOS (1988)
Estrelado por Steve Martin e Michael Caine, “Os Safados” é um dos filmes mais divertidos da carreira de Martin. Na trama, ele e Caine são dois vigaristas que seduzem mulheres ricas para conseguirem muito dinheiro, mas apesar da enorme competição entre ambos, a situação os fará trabalhar juntos por um alvo maior. A questão é que quando dois vigaristas trabalham no mesmo time, a confiança passa longe. Irresistível e vale muito pelo elenco protagonista.
O PAI DA NOIVA (1991)
“O Pai da Noiva” com Steve Martin já é um remake de uma comédia dos anos 1950, e é um desses filmes singelos, leves, previsíveis, porém, gostosos de assistir, e que diverte principalmente por causa do carisma de seu elenco – em destaque o próprio Martin e também Martin Short, que rouba todas as cenas em que aparece como um organizador de casamentos.
OS PICARETAS (1999)
Um sujeito apaixonado por cinema (Steve Martin) sonha em se tornar um cineasta, mas não consegue o astro que tanto queria (Eddie Murphy) para estrelar o seu roteiro de ficção científica. No entanto, ele decide colocar o artista em situações onde não vai notar que está sendo filmado, e consequentemente fazendo parte de um filme. É claro que tudo é muito absurdo e necessita de uma suspensão de descrença, mas uma comédia que ressalta o valor do cinema e têm Steve Martin e Eddie Murphy juntos? Não precisa falar mais nada!
A PANTERA COR DE ROSA 1 e 2 (2006 e 2009)
Vou trapacear aqui e colocar os dois filmes juntos! Eu amo demais os filmes “A Pantera Cor de Rosa” estrelados por Steve Martin e vou defendê-los até a morte. Eles respeitam e reproduzem o mesmo estilo de comédia física caricata dos antigos longas com Peter Sellers. E sei que muitos gostam de dizer que Sellers é o melhor Inspetor Clouseau, mas, confesso, ao menos para mim, eu me divirto muito mais com Steve. É aquela clássica comédia física reproduzida com maestria em um filme bobo, mas muito prazeroso e engraçado de assistir.
SIMPLESMENTE COMPLICADO (2009)
“Simplesmente Complicado” é uma comédia romântica deliciosa de assistir estrelada pela rainha Meryl Streep que na trama se torna amante do ex-marido (Alec Baldwin). Mas, no meio do caminho ela vai conhecer um simpático e gentil arquiteto (Martin) e a confusão se instaura. Em uma atuação mais sutil e menos caricata, Steve Martin está ótimo em um filme também imperdível! E que elenco!