Studio Ghibli vai receber a Palma de Ouro Honorária no Festival de Cannes
Este ano, estúdio ganhou o Oscar de Melhor Animação por "O Menino e a Garça"
O Festival de Cinema de Cannes vai premiar a lendária casa de animação japonesa Studio Ghibli com sua Palma de Ouro honorária este ano, a primeira vez que Cannes concedeu seu maior prêmio a uma empresa em vez de um indivíduo.
“Pela primeira vez na nossa história, não é uma pessoa, mas uma instituição que escolhemos para celebrar”, disseram a presidente do Festival de Cannes, Iris Knobloch, e o delegado geral Thierry Frémaux, anunciando a homenagem na quarta-feira. Eles elogiaram os filmes animados do estúdio Ghibli que possui repletos de personagens que “povoam nossa imaginação com universos prolíficos e coloridos e narrações sensíveis e envolventes. Com Ghibli, a animação japonesa surge como uma das grandes aventuras da cinefilia, entre a tradição e a modernidade.”
NASCIMENTO DO ESTÚDIO GHIBLI
Fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, o Studio Ghibli conseguiu, nos últimos 40 anos, “alcançar o que parecia ser um feito impossível: produzir de forma independente obras-primas puras e conquistar o mercado de massa”, afirmou o festival. . A produtora entregou um fluxo constante de clássicos de animação, como “O Túmulo dos Vagamules”, Meu Vizinho Totoro”, “Princesa Mononoke”, “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Animado”, “Ponyo” e mais recente “O Menino e a Garça”, que levou o Oscar de Melhor Animação no Oscar 2024.
“Estou verdadeiramente honrado e encantado que o estúdio tenha recebido a Palma de Ouro Honorária. Gostaria de agradecer do fundo do coração ao Festival de Cannes”, disse Toshio Suzuki. “Há quarenta anos, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e eu fundamos o Studio Ghibli com o desejo de levar animação de alto nível e qualidade para crianças e adultos de todas as idades. Hoje, os nossos filmes são vistos por pessoas de todo o mundo e muitos visitantes vêm ao Museu Ghibli, Mitaka e ao Parque Ghibli para experimentarem o mundo dos nossos filmes por si próprios. Realmente percorremos um longo caminho para que o Studio Ghibli se tornasse uma organização tão grande. Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, tenho certeza de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderados pela equipe que dará continuidade ao espírito da empresa. Seria um grande prazer se você esperasse pelo que vem a seguir.”