Tempos Modernos (1936) | Relembrando Clássicos
Longa-metragem é dirigido, estrelado, escrito e produzido por Charlie Chaplin
Um dos filmes mais amados e lembrados de Charlie Chaplin, “Tempos Modernos” coloca nosso querido Vagabundo no cenário da grande metrópole e suas enormes fábricas, e em uma situação onde nosso protagonista trabalha – assim como tantos outros – incessantemente todos os dias para ter condições de comprar, no mínimo, comida. E a situação também não é boa na cidade. Protestos acontecendo e muita gente sem trabalho, dinheiro e passando fome, enquanto a tecnologia evolui rápido e os grandes chefes buscam maneiras de fazer seus trabalhadoes produzirem mais, mas ganhando a mesma mixaria.
“Tempos Modernos” é também, claro, um filme de amor. Como toda clássica obra de Chaplin, nosso protagonista vai conhecer uma garota, neste caso uma orfã que está morando nas ruas, e juntos eles irão buscar formas de sobreviver neste cenário conturbado da cidade grande.
Os minutos iniciais de “Tempos Modernos” são geniais e entregam algumas das cenas mais memoráveis de toda a carreira de Chaplin. Mas o resto do filme é ao mesmo tempo crítico, mas também otimista para com o destino de nossas personagens. Chaplin está no auge de sua graça e cria aqui uma obra hilária em vários momentos, e também poética, lírica e envolvente em outros.
Destaque para as cenas dentro da fábrica, ou quando está andando de patins no shopping ou depois quando está trabalhando de garçom num restaurante, Chaplin cria momentos icônicos e divertidíssimos. “Tempos Modernos” continua bastante atual em seus temas, ainda que em contextos de época distintos. Mas uma história onde muitos perdem trabalho para a tecnologia, ou que mostra trabalhadores com condições desfavoráveis de horas e pagamento, é tão atual como já o era no começo do século 19. O progresso vem, mas também com ele vêm perdas e vidas humanas são afetadas drasticamente.
Genial e engraçado, “Tempos Modernos” é Chaplin no auge e com todas – me perdõe o tracadilho -, engrenagens funcionando. Recomendado!
Modern Time/EUA – 1936
Dirigido por: Charlie Chaplin
Com: Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman…