Seriado

‘The Last of Us’: Equipe da série não tinha permissão para dizer ‘zumbi’ no set: ‘Era como uma palavra proibida’

Seriado é estrelado por Pedro Pascal e Bella Ramsey

(Foto: HBO)

Todo mundo tem uma opinião sobre “The Last of Us”, a série de sobrevivência baseada no jogo de vídeo game homônimo.

Um equívoco dos telespectadores com olhos e ouvidos não tão ágeis – ou especialmente aqueles que realmente não experimentaram o programa ou jogo em que se baseia – é dizer que o programa de Neil Druckmann e Craig Mazin é sobre “zumbis”. Ao menos não para os criadores, porque os inimigos da série estrelada por Pedro Pascal e Bella Ramsey não são considerados mortos-vivos. Eles estão apenas infectados e se tornam selvagens por um fungo que se espalha rapidamente e que destruiu o planeta. (Mais ou menos como o “vírus da raiva” que infectou as pessoas em “Extermínio”, que Danny Boyle afirmou da mesma forma que não era um filme de zumbi.)

A alegada categorização incorreta remonta até mesmo aos videogames da Naughty Dog de 2013 e 2020, onde os Estados Unidos pós-pandemia enfrentam uma população crescente e crescente de infectados. Pode ser por isso que, como o diretor de fotografia da série Eben Bolter explicou em uma entrevista recente para o The Credits, o elenco e a equipe foram aparentemente proibidos, em suas palavras, de usar a palavra “zumbi”.

“Não tínhamos permissão para dizer a palavra Z no set”, disse o diretor de fotografia. “Era como uma palavra proibida. Eles eram os infectados. Não éramos um show de zumbis.”

Os infectados assumem formas diferentes, intitulados de “clickers” até um enorme chamada de “bloater” tipo Xenomorfo, conforme revelado no confronto tenso do episódio 5.

“Claro, há construção de tensão e sustos, mas o show é realmente sobre nossos personagens; Os infectados são um obstáculo com o qual eles precisam lidar ”, disse Bolter, aparentemente ciente de que o marketing e a premissa do programa certamente sugerem algo como um thriller de apocalipse zumbi.

“Há muitas coisas que ‘The Last of Us’ não é”, acrescentou Bolter. “Não é um filme clichê de zumbis, não é uma retroiluminação de Hollywood, onde o close-up de todos é perfeito.”

Episódios da série são lançados semanalmente aos domingo à partir das 23h no HBO Max.