‘The Mandalorian’: Gina Carano processa Disney por demissão de na série em processo financiado por Elon Musk
Atriz foi demitida do show após uma postagem nas redes sociais
A atriz Gina Carano processou a Disney e a Lucasfilm na terça-feira por demiti-la de “The Mandalorian” em 2021, por causa de uma postagem nas redes sociais em que ela comparou ser republicana a ser judia durante o Holocausto.
A ação, movida no tribunal federal da Califórnia, alega rescisão injusta e discriminação, bem como uma exigência de que o tribunal deveria forçar a Lucasfilm a reformulá-la e pagar pelo menos US$ 75 mil em danos punitivos.
Elon Musk está financiando o processo, seguindo sua promessa de pagar por ações legais tomadas por pessoas que alegam discriminação em postagens no Twitter/X. No entanto, as postagens em questão tiveram origem no Instagram Stories de Carano.
“Como um sinal do compromisso da X Corp. com a liberdade de expressão, estamos orgulhosos de fornecer apoio financeiro para o processo de Gina Carano, capacitando-a a buscar a reivindicação de seus direitos de liberdade de expressão na X e a capacidade de trabalhar sem intimidação, assédio, ou discriminação”, disse Joe Benarroch, chefe de operações comerciais da X, em comunicado.
Carano interpretou Cara Dune, uma soldado rebelde que se tornou mercenária, nas duas primeiras temporadas de “The Mandalorian”, que é exibida no Disney+.