Cinema

‘The Room Next Door’, de Pedro Almodóvar, ganha como Melhor Filme no Festival de Veneza 2024

Longa-metragem ainda não possui data de lançamento no Brasil

A cerimônia de premiação do Festival de Cinema de Veneza de 2024 terminou depois de uma semana e meia sufocante com vários filmes sendo exibidos e várias entrevistas acontecendo.

O prestigiado Leão de Ouro de Melhor Filme foi para “The Room Next Door“, do diretor espanhol Pedro Almodóvar. É o primeiro longa-metragem em inglês do diretor que foi aplaudido de pé por 17 minutos quando estreou no festival. Almodóvar disse em seu discurso de agradecimento no sábado: “Gostaria de dedicá-lo à minha família, que está aqui agora… Este filme The Room Next Door, é meu primeiro filme em inglês… mas o espírito é espanhol”.

O longa é uma adaptação do romance de Sigrid Nunez intitulado “What Are You Going Through“, e segue a escritora best-seller Ingrid (Julianne Moore) e Martha (Tilda Swinton) enquanto elas reacendem sua amizade após perderem contato. Enquanto mergulham em memórias do passado, anedotas, arte e filmes, Martha, que luta contra um câncer cervical terminal, quer morrer com dignidade e pede a Ingrid que esteja no quarto ao lado quando ela tomar uma pílula de eutanásia.

O prêmio Leão de Prata de melhor diretor foi para Brady Corbet por seu espetáculo de três horas e meia chamado “The Brutalist“, estrelado por Adrian Brody e Felicity Jones. O filme, uma cinebiografia sobre um imaginário arquiteto húngaro e sobrevivente do Holocausto, László Tóth, que imigra para os EUA do pós-guerra, foi amplamente considerado o favorito da crítica em Veneza este ano.

Nicole Kidman levou para casa o prêmio de melhor atriz por seu papel no thriller erótico “Babygirl“, que estrela ao lado de Antonio Banderas e Harris Dickinson. Mas Kidman não pôde aceitar o prêmio pessoalmente porque sua mãe, Janelle Ann Kidman, morreu, revelou a diretora Halina Reijn quando aceitou o troféu em nome da atriz.

O Brasil também saiu ganhando ao levar o prêmio de Melhor Roteiro pelo filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles (de “Central do Brasil”). O filme estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello ainda não possui data de lançamento nos cinemas brasileiros.