Um Rei em Nova York (1957) | Relembrando Clássicos
Longa-metragem é estrelado, dirigido, escrito e produzido por Charlie Chaplin
Charlie Chaplin sempre será um gênio, fato! Mas todo gênio não consegue ser absoluto em tudo e já ali nos anos 50 o mestre não vivia seu melhor momento criativo. Chaplin era relutante com a chegada do cinema falado pois dizia tirar a magia de seus projetos, mas claro, ele teve que abraçar as mudanças e se adaptar à nova realidade, e “Um Rei em Nova York” foi uma das últimas tentativas de Chaplin em se colocar num mundo diferente, agora sem as vestimentas do Vabagundo mas trajado do astro Charles Chaplin e protagonizando uma comédia que nunca alça voo.
Na trama, Chaplin é Igor Shahdov, um rei que é deposto de seu país e sai fugido para os Estados Unidos levando consigo todas as riquezas materias dos cofres de sua terra natal. Porém, ao chegar na América, seu Primeiro Ministro lhe passa a perna e foge com toda a grana e o deixa completamente falido.
A ideia de “Um Rei em Nova York” é ótima e abre várias possibilidades para Chaplin criar muitas cenas engraçadas, mas, infelizmente, é nítida a falta de empolgação do astro que em nenhum momento se esforça para criar momentos criativos com seu protagonista. Em várias sequências ele ainda tenta emular os trejeitos clássicos de seu icônico Vagabundo, mas a história é engessada e nada parece se conectar bem. Infelizmente, muitos atores tiveram dificuldade em se acomodar com a era dos filmes falados, e Chaplin é um desses que se deu melhor nos tempos dos filmes mudos, ainda que tenha conseguido fazer alguns acertos já na era do cinema falado como o ótimo “O Grande Ditador” e “Luzes da Ribalta” – mas ambos feitos ali ainda no auge de sua carreira.
“Um Rei em Nova York” é uma tentativa de um Chaplin, já velho, se mostrar ainda relevante em Hollwood, mas, infelizmente, o material não lhe favorece e temos aqui um dos filmes mais esquecíveis do nosso gênio Carlitos.
A King in New York/REINO UNIDO, EUA – 1957
Dirigido por: Charlie Chaplin
Com: Charlie Chaplin, Maxine Audley, Jerry Desmonde…