Cinema

‘Uma Cilada Para Roger Rabbit’: Paul Newman se sentiu ofendido após ser chamado para o filme, revela diretor

Longa-metragem foi dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Bob Hoskins

(Foto: Divulgação)

Paul Newman não tinha vontade de atuar com um desenho animado no clássico “Uma Cilada para Roger Rabbit” de 1988.

De acordo com o diretor Robert Zemeckis, o ator foi abordado para estrelar o filme híbrido da Disney com seres humanos misiturados com desenhos animados. O longa foi uma versão cartunizada do gênero noir e centrado no detetive particular Eddie Valiant, que mais tarde foi interpretado por Bob Hoskins. O filme ganhou três Oscars por edição de filme, edição de efeitos sonoros e efeitos visuais. O animador Richard Williams também recebeu um Prêmio de Realização Especial da Academia em 1989 por sua direção de animação.

Zemeckis disse durante o podcast “Happy Sad Confused” de Josh Horowitz que Newman estava menos do que entusiasmado em ser considerado para o papel principal.

“Na verdade, ofereci o papel de Bob Hoskins a Paul Newman e ele ficou insultado”, disse Zemeckis. “Ele disse: ‘O quê? Você quer que eu faça um filme em que estou atuando com um coelho de desenho animado?’ Ele não gostou nem um pouco.”

Apesar do desdém de Newman, o filme se tornou um sucesso amado e aclamado pela crítica. Zemeckis citou como ele foi “completamente inspirado por ‘Chinatown’” para o longa da Disney.

“A boa notícia é que conseguimos fazê-lo bem na época em que a Disney estava pronta para se reconstruir. Estávamos lá quando o novo regime chegou e eles estavam cheios de energia. Eu disse: ‘Estou fazendo “Roger Rabbit” do jeito que acredito que Walt Disney teria feito’”, disse Zemeckis. “A razão pela qual digo isso é porque Walt Disney nunca fez nenhum de seus filmes para crianças. Ele sempre os fez para adultos. Foi o que decidi fazer com ‘Roger Rabbit’. Fizemos um teste de pré-estreia apenas com mães e crianças e fiquei apavorada porque… essas crianças tinham cinco, seis anos. Mas elas estavam absolutamente fascinadas pelo filme. A questão é que as crianças entendem tudo. Elas entendem. Acho que o que Walt Disney nunca fez foi nunca menosprezar as crianças em seus filmes. Ele tratava as crianças como se fossem adultas.”

“Uma Cilada Para Roger Rabbit” está disponível para assistir no Disney+.