‘Vingadores 5’: Como Robert Downey Jr. pode interpretar Dr. Destino no MCU? Confira!
Notícia foi revelada durante a San Diego Comic Con 2024
O grande painel da Marvel na Comic-Con 2024 terminou com a notícia surpreendente de que Robert Downey Jr. retornará ao Universo Cinematográfico Marvel, desta vez para interpretar o icônico supervilão Doutor Destino.
Mas assim que a euforia inicial passou, algumas pessoas podem ficar se perguntando: como essa reformulação é possível?
Os diretores da Marvel, Joe e Anthony Russo, se juntarão a Downey pela primeira vez desde que mataram Tony Stark juntos em “Vingadores: Ultimato” de 2019, mas eles não divulgaram muitos detalhes sobre seus próximos filmes além de seus títulos. O quinto longa dos Vingadores, inicialmente chamado de “Vingadores: A Dinastia Kang”, agora foi reformulado para “Vingadores: Doomsday” (ainda sem título oficial no Brasil), enquanto o sexto filme ainda será “Vingadores: Guerras Secretas”. Mas os Russos mencionaram que introduzir Destino no MCU é uma preparação essencial para o último filme, o que dá uma leve indicação do que nos espera aqui.
“É a maior história que a Marvel Comics já contou”, disse Joe Russo no palco sobre “Guerras Secretas”. “É a razão pela qual Anthony e eu estamos aqui. É uma colisão épica de mundos. Mas precisamos fazer outro filme primeiro. Há um personagem muito importante que é necessário para fazer justiça a ele.”
GUERRAS SECRETAS NOS QUADRINHOS
“Guerras Secretas” foi um grande evento nos quadrinhos da Marvel, escrito por Jonathan Hickman com arte de Esad Ribic, e publicado pela primeira vez em 2015. A trama conta uma história épica do multiverso sendo destruído por um processo de universos paralelos colidindo uns com os outros, graças às maquinações de um grupo de poderosos seres sobrenaturais chamados Ivory Kings. Nesse quadrinho, Destino é capaz de salvar um pequeno grupo de personagens de todo o tempo e espaço e reuni-los em um planeta desorganizado chamado Battleworld.
Em outras palavras, não é possível fazer Guerras Secretas sem Destino, e se a cena pós-créditos de “As Marvels” for alguma indicação, não veremos um filme dos X-Men do MCU sem Guerras Secretas reunindo universos paralelos.
GUERRAS SECRETAS E MCU
Como “Guerras Secretas” é uma história multiverso, isso levanta a possibilidade distinta de que o Destino de Downey pode ser uma variante multiversal de Tony Stark. Isso seria diferente de como as variantes funcionaram anteriormente no MCU, onde todos compartilham um nome comum ou (no caso dos Deadpools de “Deadpool & Wolverine”) pelo menos um traje. Mas então, Destino nunca joga pelas regras de ninguém.
Apresentar Destino em um filme dos Vingadores é outra surpresa, já que o personagem geralmente é o arqui-inimigo do Quarteto Fantástico — que, por acaso, também fará sua tão esperada estreia no MCU em breve. Esse filme deve apresentar o devorador de mundos Galactus (Ralph Ineson) como o principal adversário da equipe, mas como se passa em um universo diferente da linha do tempo principal dos Vingadores, talvez Destino seja o equivalente mundial de Stark. O fato de agora termos visto o personagem Reed Richards interpretado por dois atores diferentes nos filmes do MCU (John Krasinski em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e agora Pedro Pascal em “Quarteto Fantástico: First Steps”) pode tornar mais fácil aceitar o mesmo ator interpretando dois personagens diferentes.
VOCÊ VIVE O BASTANTE ATÉ SE TRANSFORMAR EM VILÃO
Robert Downey Jr. interpretou Stark como um gênio da tecnologia de fala rápida, definindo o modelo para muitos super-heróis subsequentes da tela grande. Doutor Destino normalmente tem uma personalidade totalmente diferente, um europeu-americano arrogante que leva seu próprio talento muito a sério.
No quadrinho de 2016 “Infamous Iron Man”, o Doutor Destino assumiu o manto do Homem de Ferro enquanto Stark estava em coma. Esse cenário não faz sentido para “Vingadores: Doomsday”, já que Destino é um personagem totalmente novo no MCU, mas demonstra que os dois personagens, apesar de suas muitas diferenças, também se misturaram diretamente no cânone dos quadrinhos. Há outros exemplos disso também, edições de “What If?” e várias histórias do multiverso nas quais os criadores de quadrinhos da Marvel imaginaram Stark e Destino trocando de lugar ou se combinando de alguma forma.
“Nova máscara, mesma tarefa”, disse Downey no palco enquanto vestia as vestes do Doutor Destino, depois de tirar sua máscara de metal. “O que posso dizer? Gosto de interpretar personagens complicados.”
“Vingadores: Doomsday” está agendado para chegar aos cinemas em maio de 2026 e “Vingadores: Guerras Secretas” está marcado para maio de 2027.