Will Smith posta vídeo de desculpas emotivo sobre o tapa em Chris Rock no Oscar
Ator postou a declaração em seu canal no Youtube
Will Smith abriu o coração sobre a controvérsia em torno de sua agressão a Chris Rock no Oscar deste ano, oferecendo seus pensamentos mais sinceros sobre uma briga que prejudicou sua imagem pública.
Em um post emocionado no YouTube, Smith abordou por que ele não se desculpou com Rock quando aceitou o prêmio de melhor ator por seu trabalho em “King Richard – Criando Campeãs” logo depois que ele subiu no palco e deu um tapa no comediante por fazer uma piada sobre sua esposa Jada Pinkett Smith.
“É tudo confuso”, diz Smith. “Eu entrei em contato com Chris e a mensagem que retornou é que ele não está pronto para falar e, quando estiver, ele entrará em contato.”
Smith mais uma vez reiterou que estava arrependido por suas ações, chamando seu comportamento de “inaceitável”. O ator disse que respondeu com violência porque a piada de Rock fazia referência à queda de cabelo que Pinkett Smith sofre por causa de sua alopecia. É uma luta que Pinkett Smith abordou publicamente no passado.
“Não há parte de mim que pense que essa era a maneira certa de se comportar naquele momento”, diz Smith, que suspira profundamente em alguns momentos e parece estar lutando contra as lágrimas, diz no vídeo. “Não há parte de mim que pense que essa é a maneira ideal de lidar com um sentimento de desrespeito ou insultos.”
Smith também abordou questões sobre se Pinkett Smith, que foi vista na câmera revirando os olhos com a piada de Rock comparando seu corte de cabelo com o que Demi Moore ostenta no filme “Até o Limite da Honra”, insistiu com ele para subir ao palco. O ator disse que sua esposa não disse nada para incentivá-lo a agredir Rock.
“É como, você sabe, eu fiz uma escolha por conta própria, pelas minhas próprias experiências, pela minha história com Chris”, diz Smith. “Jada não teve nada a ver com isso. Sinto muito, querida. Quero pedir desculpas aos meus filhos e à minha família pelos problemas que causei a todos nós”.
Houve especulações de que Smith se abriria sobre as consequências em torno do tapa de Rock em uma entrevista com uma jornalista de alto perfil como Oprah Winfrey, mas em vez disso o ator optou por usar as mídias sociais para se dirigir diretamente a seus fãs. Na esteira do tapa, Smith renunciou à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o grupo por trás do Oscar e ofereceu declarações de contrição, mas manteve um perfil discreto.
Rock recentemente quebrou seu silêncio durante um show de stand-up em Nova Jersey, em 24 de julho. “Qualquer um que diz que as palavras machucam nunca levou um soco na cara”, brincou Rock, segundo o US Weekly. Ele continuou dizendo que não era uma “vítima”, brincando, “Sim, isso doeu, filho da puta. Mas afastei essa merda e fui trabalhar no dia seguinte… não vou ao hospital para corte de papel.”
Na noite do Oscar, Smith atacou Rock momentos antes do prêmio de melhor documentário ser entregue ao diretor de “Summer of Soul”, Ahmir “Questlove” Thompson. A resposta chocada ao incidente ofuscou o tempo de Thompson no pódio.
“Para todos os meus colegas indicados, você sabe, esta é uma comunidade, é como se eu ganhasse porque você votou em mim”, diz Smith no vídeo. “E realmente parte meu coração ter roubado e manchado seu momento. Ainda posso ver os olhos de Questlove. Você sabe, aconteceu no prêmio da Questlove. E, você sabe, é tipo, ‘me desculpe’ realmente não é suficiente.”
Smith finalmente fechou o vídeo com a promessa de aprender com seus erros.
“Eu sei que foi confuso, eu sei que foi chocante”, diz ele. “Mas eu prometo a você, estou profundamente dedicado e comprometido em colocar luz, amor e alegria no mundo. E, você sabe, se você aguentar, prometo que poderemos ser amigos novamente.”