Ziraldo: Veja os filmes e séries baseados nas obras do autor de “Menino Maluquinho”
Vamos de lista!
Ziraldo foi e é um dos nomes mais importantes da literatura infantil brasileira. Criador do Menino Maluquinho e outros personagens com histórias marcantes, sua recente morte aos 91 anos deixou um vazio na cultura literária do Brasil.
Em sua homenagem, vamos lembrar as adaptações lançadas de suas obras. Veja:
O MENINO MALUQUINHO (1995)
Dirigido por: Helvécio Ratton
Com: Samuel Costa, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo…
Sinopse: Em Menino Maluquinho – O Filme, Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso de classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, sofrendo bastante quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras e aprende lições valiosas sobre a estrada da vida.
UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA (1996)
Dirigido por: Sonia Garcia
Com: Leticia Sabatella, Ângelo Antônio, Aracy Balabanian…
Sinopse: A história de uma professora que, com métodos e uma didática muito diferente do normal, conquistou seus alunos com seu modo de ser e com suas atividades cativantes.
O MENINO MALUQUINHO 2: A AVENTURA (1998)
Dirigido por: Fernando Meirelles e Fabrizia Pinto
Com: Samuel Costa, Samuel Brandão, Cláudio Cavalcanti…
Sinopse: Maluquinho (Samuel Costa) vai passar as férias de julho com o vovô Tonico (Stênio Garcia) e com seus amigos tentará ajudar o avô a conseguir verba para as comemorações do centenário da cidade, já que o prefeito Costa (Nélson Dantas) quer demonstrar força e poder e se recusa em liberar o dinheiro. Paralelamente as crianças fazem amizade com uma entidade, o Tatá-mirim (Antônio Pedro), que se assemelha a uma labareda. Porém, surge outra entidade para levá-lo para o centro da terra, antes que ele fique muito fraco e se apague para sempre.
UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA (2011)
Dirigido por: André Alves Pinto e César Rodrigues
Com: Paolla Oliveira, Chico Anysio, Suely Franco…
Sinopse: Catharina (Paola Oliveira) foi enviada à cidade grande para estudar, quando era criança. Hoje, aos 18 anos, retornou à sua cidade natal e passou a lecionar em uma escola primária. O único problema é que sua chegada começa logo a provocar certos rebuliços na cidade porque seu comportamento totalmente diferente do tradicional, pessoal e profissionalmente falando, começa a incomodar as pessoas. Mas a cidade também recebe o padre Beto (Joaquim Lopes), discípulo de Monsenhor Félix (Chico Anysio), que também retorna e acaba sendo procurado pela tradicionais professoras que querem derrubar a querida professorinha que conquistou o coração de sua turma com seus métodos não convencionais de ensino. Sem contar que ele desperta atração nos homens da cidade, como Mário (Max Fercondini) Carlito (Cadu Fávero) e Pedro Poeta (Rodrigo Pandolfo). Pressionada, Catharina encontra-se dividida entre a paixão pelo ensino e o amor proibido, que aflora em seu coração e fica cada vez mais forte.
ZIRALDO – ERA UMA VEZ UM MENINO (documentário, 2021)
Dirigido por: Fabrizia Pinto
Sinopse: Ziraldo – Era Uma Vez um Menino… apresenta, por meio de depoimentos do próprio Ziraldo – um grande cartunista brasileiro – concedidos ao longo de suas mais de quatro décadas de carreira, um retrato de sua tragetória artística. Sua obra está diretamente conectada com sua vida pessoal, e nesse documentário, Ziraldo detalha seu processo criativo, e como consegue transformar suas emoções, percepções de mundo, posicionamentos políticos e o contexto do país, em arte.
O MENINO MALUQUINHO (série animada Netflix, 2022)
Com vozes de: Marcus Pejon, Digão Ribeiro, Gabriel Homulth…