20 melhores filmes de 2022
Final de 2022 chegou, outro ano se inicia e vamos com a lista mais importante dos melhores filmes lançados!
P.S: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post
P.S 2: A lista está em ordem alfabética.
A FERA DO MAR
Uma animação surpreendente, emocionante e imperdível. Uma história sobre crescer, sobre amizade e confiar que encanta pela sensibilidade e beleza visual. Infelizmente pouca gente lembra do filme, mas estou aqui para não esquecer. Disponível na Netflix.
ARGENTINA, 1985
Baseado na história real do julgamento de líderes da ditadura argentina, “Argentina, 1985” é um filme magistral em sua narrativa, e possui um elenco primoroso. Além de uma história sobre a importância de se combater o extremismo. Disponível no Amazon Prime Vídeo.
BABILÔNIA
A crítica ficou dividida com “Babilônia” mas eu amei! O filme é uma odisséia que explora os bastidores de Hollywood do final dos 20 até o começo dos anos 30 quando o cinema passa a ser falado. A obra explora as dificuldades dos artistias da era muda diante desta nova realidade da indústria através de três personagens centrais importantíssimos. Além de ser uma carta de amor ao poder de influência e impacto emocional que os filmes são capazes de proporcionar. A direção de Chazelle é eletrizante, efervescente e memorável. Margot Robbie e Brad Pitt estão sublimes!
BATMAN
Várias pessoas não gostaram deste novo “Batman” e acharam o filme chatíssimo. Particularmente, gostei da ousadia em pegar um personagem tão rentável e famoso e apostar numa história mais analítica, investigativa e com menos ação. É um Batman detetive, mais lento, e intrigante de acompanhar.
BOA SORTE, LEO GRANDE
Um filmaço que aborda um tema ainda tabu hoje em dia: a sexualidade na terceira idade. Mas o filme vai além do superficial e aproveita uma situação com uma personagem para se aprofundar em um tema delicado, mas feito aqui com sensibilidade e sutileza. Emma Thompson entrega uma das melhores atuações do ano e uma das melhores de toda sua magistral carreira.
ELVIS
“Elvis” possui toda aquela produção e edição estilizada do diretor Baz Luhrmann, que entrega um filmaço envolvente e empolgante sobre um dos maiores nomes da música mundial. Austin Butler está primoroso como o cantor. Disponível no HBO Max.
FILHO DA MÃE
Um documentário que me surpreendeu! Paulo Gustavo estava filmando os bastidores de sua recente turnê onde se apresentava ao lado de sua mãe Déa Lúcia. Após a morte do comediante por Covid em 2021, temos aqui um documentário que aproveita o material dos bastidores, e acrescenta novas entrevistas, para fazer ao mesmo tempo uma homenagem ao legado de Paulo Gustavo, como também falar de respeito, família e valores. Disponível no Amazon Prime Vídeo.
GLASS ONION: UM MISTÉRIO KNIVES OUT
Rian Johnson conseguiu novamente com mais outro filmaço de mistério com Daniel Craig na pele do detetive Benoit Blanc. Disponível na Netflix e crítica no Telemania.
HOLY SPIDER
Um filme dinamarquês/alemão/sueco/francês filmado na Jordânia mas que traz uma história altamente crítica ao Irã. Uma obra que nunca seria aprovada pelo governo islâmico de tal país, e por isso, precisou ser financiada por europeus para ser lançado.
Escolhido para tentar uma vaga nos finalistas do Oscar de Filme Internacional, “Holy Spider” é desses projetos que vai te deixar preso na cadeira, perplexo e carregado de angústia e ódio. O longa é baseado na história real de um assassino que matava prostitutas na cidade de Mexede, Irã, e o fazia por se considerar encarregado por Deus de “limpar as ruas do país” de toda imoralidade. Após ser preso, o assassino confesso começou a ser visto como um herói por muitos que pediam sua liberdade.
“Holy Spider” é uma obra sobre a cegueira religiosa, a falsa moral e os valores distorcidos por uma sociedade machista e manipuladora. A direção de Ali Abbasi é magistral e o filme é excelente. Sem dúvida, um dos melhores do ano!
NADA DE NOVO NO FRONT
Nova adaptação do livro do escritor alemão Erich Maria Remarque, que foi um veterano da Primeira Guerra Mundial, “Nada de Novo no Front” explora o caos dos soldados alemãesno front de batalha em uma história que também explora a cegueira do patriotismo exarcebado e a hipocrisia dos oficiais do alto escalão – reclusos em suas mansões quentinhas e recheadas de vinho e comida. Este filmaço alemão é uma obra-prima recente do gênero de guerra, e entrega uma das melhores experiências de 2022. Disponível na Netflix.
O PREDADOR: A CAÇADA
Aleluia que fizeram um filme realmente bom da franquia O Predador. Desde o longa original de 1987 não temos um projeto realmente empolgante e envolvente como este “A Caçada”, e a obra acerta justamente por voltar ao básico: o embate entre uma criatura e um ser humano e agora em um cenário sem tecnologia ou grande força bélica. Filmaço!
OS FABELMANS
Novo filme de Steven Spielberg é inspirado na juventude do diretor e é um filmaço sobre família e a paixão de se fazer filmes. Encantador, memorável e um dos filmes do ano!
PINÓQUIO POR GUILLHERMO DEL TORO
A vida é corriqueira, breve, e o quanto estamos aproveitando ela? Um dia tudo passa e é por isso que valorizar quem amamos, onde estamos e o que fazemos é importante. Esta versão de “Pinóquio” do diretor Guillermo Del Toro é primorosa em narrativa e técnica. Visualmente é acachapante com um stop motion memorável, e a história se passar durante o fascimo de Mussolini na Itália é um toque de gênio. Disponível na Netflix.
ROBERT DOWNEY SR.
Documentário realizado pelo nosso eterno Homem de Ferro, Robert Downey Jr., como uma homenagem ao seu pai Robert Downey Sr., que foi um renomado cineasta independente e faleceu em julho de 2021. É incontestável a quantidade de carinho presente em cada momento deste filme, que além de explorar a relação de pai e filho, é também a celebração da vida de um homem que viveu para os filmes – até o último dia não deixou de dirigir. Disponível na Netflix.
SPIRITED: UM CONTO NATALINO
Amo filmes musicais e amei “Spirited: Um Conto Natalino”. Estrelado por Will Ferrell e Ryan Gosling, o filme revitaliza a clássica história de Charlie Dickens e entrega uma obra empolgante, e tocante, repleta de músicas memoráveis compostas pelos mesmos responsáveis por “La La Land” e “O Rei do Show”. Já tem lugar cativo no meu coração! Disponível no Apple TV+.
TÁR
Filmaço sobre uma maestro que vai ao limite e tem sua vida destruída pela cultura do cancelamento. Cheio de sutilezas, e uma tensão intrínseca em cada cena, “Tár” é magistral e possui uma Cate Blanchett hipnotizante.
TICO E TECO: DEFENSORES DA LEI
Filme detetive, de aventura, de ação e tantos outros estilos que o resultado é surpreendente. Bastante inspirado no clássico “Uma Cilada Para Roger Rabbit”, este filme de Tico e Teco encanta pela originalidade e criatividade com seu material. Disponível no Disney+.
TOP GUN: MAVERICK
Em minha opinião, é o filme do ano! Não é original, não possui uma história super complexa e dramaticamente profunda, mas “Top Gun: Maverick” dá uma aula de como fazer um filme pipocão sem rodeios, empolgante e carregada de tensão, e coração. Disponível no Paramount+.
TRIÂNGULO DA TRISTEZA
Um estudo sobre o comportamento humano feito de maneira ácida, direta e por vezes exageradamente além da conta pelo diretor Ruben Östulund. O longa cutuca os ricos esnobes, mas também não perdoa as demais classes, e ressalta que, na realidade, o grande problema do ser humano é a sua própria natureza facilmente corrompida pelo poder – independente de classe social. O longa possui uma das sequências mais memoráveis do cinema em 2022.
TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO
Um filme que foi bastante barato para ser feito mas que os diretores conseguiram aproveitar cada centavo, e limitações de orçamento, para entregar um filmaço criativo sobre multiverso, mas cuja história vai além para falar sobre a vida, sonhos, ambições, etc. Disponível para aluguel online.