Educação

300 mil goianos fazem as provas do Enem

O Enem é oferecido em 1.669 municípios dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

Neste sábado e domingo, dias 8 e 9, serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 8,7 milhões de candidatos inscritos em todo o País e em Goiás, segundo a Secretaria Estadual da Educação, são quase 300 mil alunos de escolas públicas e particulares. O Enem é oferecido em 1.669 municípios dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. O pouco tempo que ainda resta para a avaliação pode ser aproveitado pelos alunos para planejar melhor como farão as provas.

A professora Joanede Aparecida Xavier, da Secretaria da Educação, faz parte da equipe do Goiás Vest e é consultora para o Enem em escolas particulares. Segundo ela, antes de qualquer dica é necessário que o aluno se conheça e saiba suas potencialidades. “Por exemplo, não podemos falar que o correto é fazer rascunho da redação, porque tem aluno que já gosta de escrever direto e outros que precisam escrever antes para depois passar a limpo. Não se pode usar dicas generalizadas”.

Provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No sábado, dia 8, provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4h30 para resolver. Já no segundo dia, as provas são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com tempo de 5h30. Os portões de acesso serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, horário oficial de Brasília.

Joanede orienta que, ao receber o caderno de provas, o aluno leia a proposta da redação e depois abra o caderno de itens. “Muitas vezes poderá encontrar elementos na prova de itens que ajudarão na construção do texto. Conforme vai respondendo aos itens, vai pensando em uma ideia. Às vezes, uma palavra induz a relacionar com o tema”. Para não correr o risco de esquecer, é bom parar de fazer os itens naquele momento para anotar a palavra e então voltar aos itens. “Quanto terminar os itens, vai para a produção textual e já terá um projeto elaborado”.

Entre outras dicas, Joanede indica que nesta sexta-feira, véspera das provas, o aluno estude no máximo até o período da manhã e depois reserve o resto do dia para fazer aquilo que gosta. “É necessário descansar e guardar energias porque serão muitas horas de prova”. É necessário também manter uma alimentação saudável e conferir o que pode e o que não pode levar para a hora da prova. Leia atentamente as informações no site do Enem.

Gabarito
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até dia 12 deste mês. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2014, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.