TECNOLOGIA

5G chega no próximo dia 6 a Manaus, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Macapá

Com isso, nova cobertura estará presente em todas as capitais. Moisés Queiroz, conselheiro da Anatel, vai marcar uma reunião extraordinária do Gaispi no dia 4

5G chega no próximo dia 6 a Manaus, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Macapá (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil)

Manaus, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Macapá poderão ter o tão esperado 5G puro (chamado de standalone) a partir do próximo dia 6 de outubro. Com isso, todas as capitais do país estarão cobertas com a nova tecnologia.

A informação é de Moisés Queiroz, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede.

Pelas regras, o prazo para todas as capitais estarem com a rede implantada acabava originalmente em julho, mas foi sendo postergada por conta de problemas logísticos envolvendo o lockdown na China e a guerra na Ucrânia.

Pelo cronograma atual, todas as capitais deveriam estar com as redes implantadas até o fim de outubro e ligadas até o fim de novembro.

— O Gaispi se reúne no dia 4 de outubro. E a nova rede estará disponível a partir do dia 6 de outubro. As empresas de telefonia estão indo além do exigido em edital e instalando até quatro vezes mais antenas. Isso ocorre por conta da competição — disse Queiroz ao GLOBO.

Segundo ele, os testes nessas últimas capitais já começaram, o que vai permitir liberar o 5G na próxima semana. Originalmente, a capital do Amazonas e do Pará eram vistas com preocupação por conta da interferência com as antenas de TV. A previsão inicial era que essas duas capitais poderiam ter 5G apenas no fim do ano.