85% das pessoas têm colegas de trabalho irritantes, diz estudo
Mesmo com o aumento do trabalho remoto, os problemas de relacionamento continuam
Um estudo recente da Kickresume, com quase 3 mil profissionais, revelou que 85% das pessoas já tiveram problemas com colegas de trabalho irritantes, e 58% acreditam que isso afetou a produtividade. Alguns dos comportamentos mais mencionados incluem pegar comida de outro colega (27%), não respeitar o espaço pessoal (30%) e reclamar constantemente (30%).
Segundo o estudo, mesmo com o aumento do trabalho remoto, os problemas de relacionamento continuam. Yulia Mamonova, chefe de conteúdo da Lemon.io, ressalta que “neste mundo digital caótico, as pessoas esquecem que ligar para um colega do nada, enviar longas mensagens de áudio ou comer durante uma chamada de vídeo não é aceitável.”
O ambiente de trabalho também influencia a percepção dos colegas. No local de trabalho, 62% dos profissionais enfrentam comportamentos irritantes. Entre os trabalhadores híbridos ou remotos, 44% encontram esses problemas por e-mails e Slack, 29% em chamadas de vídeo, e 37% em ligações telefônicas.
Entre os trabalhadores híbridos, 53% acham que esse modelo de trabalho reduziu a frequência de interações com colegas irritantes. Por outro lado, 33% dos funcionários da Geração Z acreditam que o trabalho digital intensificou comportamentos desagradáveis.
A forma como os profissionais lidam com colegas irritantes varia. Enquanto alguns preferem relatar o comportamento ao RH, outros guardam para si o que gostariam de dizer:
- 41% gostariam de dizer ao colega o que realmente pensam;
- 32% preferem se distanciar;
- 9% admitiram que seriam passivo-agressivos;
- 11% gostariam que o colega fosse demitido;
- 12% desabafam com outros colegas;
- 12% relatam o comportamento à gerência ou ao RH.
• Pesquisa diz que 52% das pessoas quer transar com colegas de trabalho nas festas de fim de ano