86% dos brasileiros desaprovam invasões do 8 de janeiro, diz Pesquisa Quaest
A pesquisa anterior, divulgada em dezembro de 2023, mostrava uma reprovação de 89% dos brasileiros
A Pesquisa Quaest divulgou um levantamento que revela que 86% dos brasileiros desaprovam o ataque ocorrido em 8 de janeiro de 2023, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com a pesquisa, 7% aprovam o ocorrido e os outros 7% não responderam. Nesta quarta-feira (08/01), o atentado à democracia completa 2 anos. A pesquisa anterior, divulgada em dezembro de 2023, mostrava uma reprovação de 89% dos brasileiros.
Para a nova pesquisa, o instituto entrevistou cerca de 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2024. Há uma margem de erro de um ponto percentual para mais e para menos. “A rejeição aos atos do 8/1 mostra a resistência da democracia brasileira e a responsabilidade da elite política do Brasil. Diante de tanta polarização, é de se celebrar que o país não tenha caído na armadilha da politização da violência institucional”, disse o diretor da Quaest, Felipe Nunes.
Veja o percentual de desaprovação das invasões do 8 de janeiro por regiões
Em todas as regiões do país, a reprovação é igual ou superior a 85%. No Nordeste, 87% reprovaram os atos e 8% aprovaram as invasões do 8 de janeiro. Já no Sudeste, 86% reprovaram e 6% aprovaram. Na região Sul, 87% foram contra os atos e 8% a favor. No Centro-Oeste, o percentual é 86% e 7%, respectivamente.
De acordo com a pesquisa, 85% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desaprovam a invasão. Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 88% dos entrevistados reprovam os atos, uma queda em relação aos 94% registrados anteriormente.
*Com informações do portal G1