Ação do Hugo promove aferição de pressão arterial e teste de glicemia no Parque Areião
Além dos serviços, profissionais do hospital também vão explicar o que é o AVC e como identificar os sintomas da doença
A equipe de neurologia do Pronto-socorro do Hospital de Urgências de Goiás (Hugo) promove, na próxima quarta-feira (26), uma ação de alerta sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A atividade, que contará com aferição de pressão arterial e teste de glicemia, acontece no Parque Areião, em Goiânia. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença.
A programação ocorre em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), comemorado em 29 de outubro. O evento começa às 7h e se estende até às 10h.
Além de aferir a pressão e realizar teste de glicemia de quem passa pelo parque, os profissionais vão explicar o que é o AVC e como identificar sintomas. O intuito da ação é sensibilizar a população sobre os riscos da doença, demonstrando a importância de manter a pressão e a glicose sob controle, por se tratar de fatores de risco para ocorrência da doença.
Segundo o Governo Estadual, o AVC ainda é a doença que mais provoca a incapacidade física e neurológica em Goiás e no Brasil, com a necessidade de elevados gastos tanto com relação à reabilitação quanto a seguridade social com esses pacientes. Estudo publicado recentemente no Journal of Stroke demonstrou que apenas 36,4% dos pacientes sobrevivem por mais de uma década após o AVC.
Atendimento
O Hugo participa do Projeto Angels, que oferece atendimento a pacientes com AVC, doença que representa um dos principais agravos de saúde, podendo levar à morte ou incapacidade física e neurológica.
A emergência do Hugo conta com a presença de neurologista 24 horas por dia, 7 dias por semana. O serviço está disponível desde o mês de março.