velório

Ação pede investigação contra Bolsonaro no TCU por ida ao funeral da rainha Elizabeth

Na última quinta-feira (22), o senador Randolfe Rodrigues enviou ao presidente do Tribunal de Contas…

Na última quinta-feira (22), o senador Randolfe Rodrigues enviou ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, um pedido para que Jair Bolsonaro (PL) seja investigado pelos gastos da ida a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II.

No documento, Randolfe afirma que a viagem do presidente foi “caríssima” e “puramente eleitoreira”, tendo custado pelo menos de R$ 1,3 milhão.

O senador solicita que o TCU apure todas as despesas de Bolsonaro e da comitiva e, caso sejam confirmadas irregularidades, determine que os envolvidos devolvam os valores aos cofres públicos. Randolfe Rodrigues também recorreu à Procuradoria-Geral Eleitoral com um requerimento de teor parecido.

Vale ressaltar que, desde a última segunda-feira (19), Bolsonaro está impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de usar imagens de um discurso feito a apoiadores no Reino Unido em propagandas eleitorais.

Abandonou entrevista

Também na segunda-feira, o presidente se irritou ao ser questionado sobre o uso eleitoral da viagem e abandonou uma entrevista de forma ríspida.

Candidatos à Presidência e especialistas em direito eleitoral questionaram a legalidade do ato do presidente ao fazer um discurso político-eleitoral na sacada da residência oficial da embaixada do Brasil no Reino Unido.

— Você acha que vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder não. Pelo amor de Deus, não tem uma pergunta decente? Compara o Brasil com os Estados Unidos, com o resto do mundo. Faça uma pergunta decente — disse Bolsonaro, antes de virar as costas e sair da casa do embaixador do Brasil no Reino Unido para o funeral da rainha.

No domingo, entretanto, o presidente repetiu slogans de sua campanha a uma plateia de apoiadores.

*Com informações do O Globo