Meio ambiente

Ações marcam o Dia Mundial da Água em Goiás

A Secima promove uma série de ações na semana que vem

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) promove uma série de ações na semana que vem. A primeira iniciativa acontece no domingo, dia 22, às 9 horas, durante a Stock Car, no Autódromo Internacional de Goiânia. A equipe Hot Car, dos pilotos Fábio Fogaça e Rafael Abbate, estampará em seus carros o tema da campanha, Plante Água, na abertura da corrida. Também serão entregues mudas ao público durante visitação nos boxes.

As atrações no domingo não ficarão apenas no Autódromo. O Centro Cultural Oscar Niemeyer também será palco de uma ação de conscientização e preservação do meio ambiente. Às 17 horas haverá a soltura de balões biodegradáveis com sementes. Experiências anteriores mostram que esses balões espalham sementes em um raio de até 30 quilômetros, agindo no reflorestamento de grandes áreas verdes próximas ao Centro Cultural.

A superintendente Executiva do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos da Secima, Jacqueline Vieira, ressalta que a população deve ter consciência e, principalmente, ser educada para o uso da água.

“É um bem finito. Acredito que hoje, com o fato concreto do que acontece em São Paulo, todos os estados e as pessoas de forma geral começam a ver diferente, mas ainda temos que crescer muito. Temos que combinar muitas ações para elevar ainda mais a pauta da água, um bem insubstituível. O nosso objetivo é cumprir nosso papel enquanto gestor público, melhorar cada vez mais a gestão dos recursos hídricos e temos trabalhado com essa perspectiva desde a gestão passada”, disse.

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS

A partir de segunda-feira, dia 23, até sexta-feira, dia 27, haverá a distribuição de mudas nos parques de Goiânia. Na segunda-feira será nos parques Vaca Brava e Areião. Na terça-feira, 24, no Parque Flamboyant e na quarta-feira, 25, no Bosque dos Buritis e Parque Cascavel. Na quinta-feira, 26, a ação será no Lago das Rosas e na sexta-feira, dia 27, no Parque Beija-Flor, no Setor Jaó. A cada dia uma nascente também será recuperada pelo Estado.

PACOTES DE LANÇAMENTO

O ápice de todas as ações em comemoração ao Dia Mundial da Água acontece na quinta-feira, dia 26, a partir das 10 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Nesta data, a extensa programação contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. No evento será apresentado o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), um instrumento de gestão integrada dos recursos hídricos em Goiás.

Jacqueline Vieira explica que o PERH será finalizado neste mês e todo o processo de elaboração – Diagnóstico, Prognóstico e Diretrizes, Programas e Metas – contou com a participação da população através de consultas públicas realizadas durante o ano de 2014 em diferentes regiões do Estado. “O PERH é a radiografia da água em Goiás. Traz para nós como estão os recursos hídricos no Estado, com diagnóstico e prognóstico. Como está neste momento e como estará daqui 20 anos”, diz Jacqueline. O Plano de Recursos Hídricos é uma parceria da Semarh com o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, com recursos do Programa Interáguas, desenvolvido em conjunto com o Banco Mundial.

Outra importante ação desse evento de quinta-feira é o lançamento do edital do Produtor de Água. Com investimentos de R$ 3 milhões, este programa tem o objetivo de estimular o produtor a adotar práticas para preservação das nascentes, melhoria da qualidade da água e redução da erosão. O Produtor de Água é destinado para ações a serem desenvolvidas na bacia do João Leite. Jacqueline informa que já são mais de 500 produtores interessados no programa e neste primeiro momento, 87 serão beneficiados. Através de um convênio entre a Saneago e a Agência Nacional das Águas (ANA) o produtor que aderir vai receber toda a assistência técnica em sua propriedade para a preservação da propriedade.

Outro lançamento é o edital do Fema (Nascentes Vivas). Também com investimentos de R$ 3 milhões, o programa tem o objetivo de proteger as nascentes através do reflorestamento e cercamento de áreas degradadas, mas diferente do Produtor de Água que é específico para área do João Leite, este beneficia produtores de outras regiões, prefeitura, sociedade civil.

Ainda, no evento, serão entregues as comendas Berço das Águas a cinco homenageados e será lançado o 17º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que será realizado de 4 a 9 de outubro, em Caldas Novas (GO). Também será o momento para a criação do Fórum Goiano de Comitês de Bacias. Segundo informa Jacqueline, esta criação é o fortalecimento e integração de todos os comitês do Estado. “Nós conseguimos, por decreto, criar todos os comitês e agora para 2016, vamos instalar os comitês que ainda não foram instalados a partir de um projeto de apoio junto com a ANA”.

FOCO
Garantir os ativos ambientais é o objetivo da Secima. “O que a gente precisa ver é que nossa política de meio ambiente é para garantir os ativos ambientais em Goiás, porque um depende do outro. Precisamos preservar nossa vegetação do Cerrado e os nossos ativos para que possamos ter água. Não é apenas criar reservatórios. Precisamos proteger a vegetação do Cerrado. Para isso temos outras políticas, que inclusive, está dentro do Cerrado Sustentável [projeto que contribui para o aumento da conservação da biodiversidade e para melhorar a gestão ambiental e dos recursos naturais]. São ações combinadas. Precisamos preservar nossas Áreas de Preservação Permanente, Unidades de Conversação, garantindo esse ativo, teremos água e o desenvolvimento sustentável”, conclui a superintendente Jacqueline Vieira.