Educação

UFG: Falta de investimento será maior desafio, afirma Edward Madureira

Eleito reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) pela terceira vez, Edward Madureira afirma que…

Eleito reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) pela terceira vez, Edward Madureira afirma que o principal desafio da nova gestão será administrar a instituição durante um governo que não demonstra a mesma disposição de investir nas universidades como o anterior. “Naquela época tínhamos políticas públicas que permitiam o crescimento. Agora, temos um cenário adverso, mas criaremos uma frente de luta pela permanência das conquistas que a universidade teve até aqui”, afirmou Edward em entrevista ao Mais Goiás.

Para o professor, outro desafio é o tamanho da universidade. “Tínhamos pouco mais de mil professores em 2006 e quase 13 mil estudantes, além de poucas unidades no interior. Hoje somos a oitava maior universidade do País”, lembra o professor.

Entre os projetos, o professor cita a aproximação da instituição da sociedade. “A UFG já faz muito, mas podemos melhorar. Temos projetos e pesquisas que podem ser usadas para o crescimento de Goiás. Vamos estreitar o relacionamento com as instituições que representam diferentes grupos da sociedade e com o governo”, explicou Edward.

Além disso, Edward destaca a reestruturação administrativa com uma das mudanças a serem promovidas na próxima gestão. Duas pró-reitorias que já existem serão dissolvidas em quatro novos departamentos, que serão responsáveis por assuntos estudantis, gestão de pessoas, planejamento e gestão de tecnologia.

Edward é doutor em Agronomia pela UFG e professor do quadro da Escola de Agronomia (EA). Ele foi eleito reitor da instituição pela primeira vez em 2006 e foi reeleito para o mandato que começou em 2010. Em 2014, o atual reitor da instituição Orlando do Amaral tomou posse.

Os professores Luiz Mello (2.647 votos), Reginaldo Nassar (888 votos) e Romualdo Pessoa (364 votos) também disputaram a eleição pelo mandato 2018-2022. Edward e a vice, Sandramara Matias, tiveram 5.762 votos.