Adolescente negro é retirado de ônibus escolar pela PM e recebe ‘mata-leão’ em SC
Jovem de 16 anos foi retirado de ônibus escolar por um policial militar e imobilizado pelo pescoço
Um adolescente negro de 16 anos foi retirado de ônibus escolar e imobilizado pelo pescoço em mata-leão por um policial militar em Imbituba, Santa Catarina. A família do garoto já registrou uma ação contra o racismo na ação da PM.
A abordagem foi filmada por passageiros na última quarta-feira (3), e posteriormente divulgada nas redes sociais.
A conduta do policial é apurada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Entenda
Segundo a prefeitura, dois jovens, que não são alunos da rede municipal ou estadual, tentaram entrar no ônibus na altura do bairro Vila Nova, no último dia 3. Por não estarem com a carteira que daria acesso ao ônibus, eles foram impedidos e teriam chutado e socado o veículo.
O motorista teria seguido até a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, para registrar um boletim de ocorrência. O servidor retornou à Escola de Educação Básica Henrique Lage e encontrou os dois adolescentes que teriam tentado entrar no ônibus mais cedo.
Além deles, estava o rapaz que foi imobilizado pela PM. Este jovem é estagiário da prefeitura e entrou no veículo para pedir uma carona.
Os dois adolescentes da primeira ocorrência teriam feito ameaças ao monitor do veículo e afirmado que estavam com uma arma de fogo. Depois das ameaças e da recusa para descer do veículo, a Polícia Militar foi acionada.
Segundo a PM, pessoas dentro do veículo teriam descrito que um dos adolescentes envolvidos nas ameaças usava um moletom preto. Os militares foram se aproximando do rapaz negro, que estava de moletom branco, e de outro adolescente de moletom preto.
Após sair do ônibus, o adolescente foi imobilizado com um “mata-leão”. Outro jovem, que estaria envolvido nas ameaças, também foi rendido por outro PM. Já o outro adolescente que teria participado das ameaças, não aparece no trecho das imagens divulgadas.
A Polícia Militar informou, no entanto, que os três adolescentes, dois envolvidos e o estagiário negro, foram conduzidos a delegacia. De acordo com a prefeitura de Imbituba, o estagiário foi levado à delegacia por desacatar os policiais.
A PM disse que vai abrir sindicância para apurar o caso e rechaçou a acusação de discriminação.