Adriana Accorsi se reuniu na noite desta segunda-feira (26), com representantes de religiões de matrizes africanas da capital. Durante o encontro, a candidata reafirmou seu compromisso de garantir os direitos dos religiosos.
A conversa contou com a presença de lideranças tradicionais do candomblé, da umbanda e do culto de Ifá que trouxeram demandas e sugestões do movimento para a candidata.Uma das reivindicações dos participantes é a necessidade da garantia de direitos adquiridos, segurança e respeito ao culto exercido por eles. Eles também pediram o comprometimento e a criação de políticas públicas para as culturas tradicionais respeitando o estatuto de igualdade racial no município de Goiânia e garantindo os direitos do povo de matriz africana.
Os participantes ainda destacaram a falta de segurança em relação a ataques de intolerância religiosa na cidade cometidos contra as casas de santos, roças, Ylês e terreiros. Adriana afirmou ser sensível as reivindicações do movimento e lembrou que sempre deu visibilidade em sua atuação profissional a combater o preconceito, o racismo e a intolerância religiosa em Goiânia e no Estado de Goiás. A candidata também se declarou aberta como prefeita ou deputada a atuar na defesa do povo de matriz africana.
A reunião contou com a presença de pioneiros das casas mais tradicionais do candomblé representada por Maria do Socorro, filha carnal do ancestral João de Abuque, e da umbanda Adolpho Barbosa de Oliveira representando a sucessora Iara Barbosa Ataídes e a ancestral Geraldina Barbosa Ataídes.