PROCESSO CONTINUA

Advogado de Kajuru propõe pagar com dinheiro público ação de Luciana Gimenez

Jurista, contudo, afirma que o político disse que a procuração não incluía fazer compromissos em nome dele

Projeto de senador goiano que prevê transporte a estudantes universitários vai à Câmara (Foto: Senado)

A defesa do senador goiano Jorge Kajuru (Podemos) ofereceu pagar um processo vencido pela apresentadora Luciana Gimenez com emendas parlamentares, ou seja, dinheiro público. A informação foi divulgada pelo UOL nesta sexta (21) e confirmada ao Mais Goiás pelo advogado do político. O defensor Rogério Paz Lima, contudo, disse que a negociação ocorreu sem consultar o congressista, que não concordou.

Vale lembrar, o político tem uma pendência na Justiça por causa de uma ação de Gimenez por ele dizer que ela era “mulher de programa” e “desqualificada”, além de afirmar que a apresentadora só conquistou seu espaço porque se relacionou com o vocalista do Rolling Stone Mick Jagger, com quem tem um filho de 23 anos. A fala ocorreu em uma entrevista à youtuber Antonia Fontenelle, em 2021.

Para encerrar a pendência, os advogados dela propuseram um pedido de desculpas de Kajuru, além do pagamento de R$ 30 mil à uma ONG e 80 horas de serviço comunitário. Nos dois últimos casos, seriam instituições destinadas à defesa de mulheres.

A defesa do goiano concordou, exceto pela parte do serviço comunitário, pois o senador tem mais de 60 anos e faz tratamentos médicos. Como contraproposta, Rogério Paz ofereceu o uso de emenda parlamentar para sanar a dívida. “Como Senador da República o querelado estaria disposto a indicar uma quantia a ser definida pelo juízo como emenda parlamentar impositiva para ser destinada a implementação de políticas públicas dos direitos humanos das mulheres em situação de prostituição, de violência ou vulnerabilidade”, consta no texto aos advogados de Gimenez.

O portal tentou contato com o senador e a assessoria dele, mas não teve sucesso. Ao UOL, ele afirmou que não foi consultado pelo advogado e que não concorda com a proposta [de pagamento por emenda parlamentar]. “A única coisa que falei para o meu advogado foi que, quando ela falou que tinha uma instituição séria de mulheres, falei para ele falar que tenho emendas, posso ajudar. Não tem nada a ver com as penas que ela me deu, não estou condicionando.”

Advogado de Kajuru sobre caso Gimenez

O portal conversou com Rogério Paz Lima, advogado de Kajuru. Ele confirmou que fez a contraproposta à defesa da apresentadora, como já citado. “A proposta que fiz, sem consultar o senador, foi o pagamento de R$ 30 mil e a retratação pública. Não achamos viável a prestação de 80 horas, pois ele tem mais de 60 anos, só tem 15% da visão, enfim, não seria de muita valia”, cita ao lembrar, também, do tempo do político como senador.

Ainda segundo o jurista, o juiz indicaria onde Kajuru colocaria as emendas que seriam destinadas à instituições que realizam políticas públicas para mulheres em vulnerabilidade e em situação de prostituição, como queria Gimenez. “Eu fiz [a contraproposta] ao juiz, mas o senador não concordou. Disse que a minha procuração não incluía firmar compromisso em nome dele.”

Questionado como fica o processo, ele diz que prossegue. “Ela quer as 80 horas, mas o senador não tem horário. Estamos aguardando outra proposta ou a negativa, e o processo irá continuar.”